Em continuidade às atividades do curso ‘Capacitação e formação pessoal: jogos cooperativos e aprendizagem cooperativa', promovido pelo projeto ‘AABB Comunidade', alunos com faixa etária entre 7 e 13 anos, matriculados na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Maria Carlota de Melo, localizada na Zona de Expansão, participaram de uma tarde especial de brincadeiras educativas. A capacitação, que acontece até o final da tarde desta sexta, 19, tem como público-alvo professores da rede municipal de ensino com formação em Educação Física e que atuam no projeto ‘AABB Comunidade'.
Orientados pelo professor mestre Jader Denicol, os meninos e meninas participaram de atividades como paraquedas cooperativo, ponte de corda, danças circulares, oficina com tecidos. O benefício das atividades denominadas cooperativas é a não competitividade aliada às brincadeiras em grupo. "Com essas brincadeiras, eles acabam absorvendo noções de ética e cooperação esportiva, onde legitimam o processo de pedir ajuda e ajudar, para que todos contribuam com suas forças", explicou o professor Jader.
O ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, Paulo André Jukoski, mais conhecido como Paulão, que ministrou a palestra de abertura, destacou a relevância de brincadeiras cooperativas para o aprendizado das crianças. "É importante que as crianças sejam motivadas a participar de jogos cooperativos, pois atividades como estas enaltecem valores como trabalho em equipe, companheirismo e disciplina", comentou Paulão que também ministrou oficina de vôlei para as crianças.
Diversão
A estudante do 4º ano, Taiane Santos Passos, que está no projeto há quatro anos e já participou de oficinas de queimado, vôlei e futebol, conta que a diversão junto aos colegas é a melhor parte das atividades. "Junto com meus amigos da escola, estou aprendendo novas brincadeiras de uma forma interessante. Aqui aprendi que o trabalho em grupo é algo que não podemos deixar de lado", disse a aluna.
Também empolgado com as brincadeiras, o aluno Roberto Santos, do 2º ano, já tem sua preferência. "Futebol é o esporte que mais gosto. Já sei driblar, trocar bola, chutar e até fazer gol", contou sorridente.
Benefícios
Com a participação das crianças durante a capacitação, os educadores puderam passar por uma fase de experimentação dos conceitos aprendidos. Além disso, para uniformizar a linguagem trabalhada no projeto, foram convidados para o evento, profissionais de educação física de 10 municípios sergipanos atendidos pelo AABB Comunidade. "Todo conhecimento adquirido sempre é válido. Aprender sobre atividades inovadoras e trocar experiências com colegas de profissão, através de contribuição nas atividades, são fatos que só acrescentam melhoras ao nosso trabalho do dia-a-dia", ressaltou educadora do projeto e professora de Educação Física da Emef Diomedes Santos Silva, Teresa Souza.
AABB Comunidade
O projeto ‘AABB Comunidade' é uma parceria da Fundação Banco do Brasil, AABB e Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), que visa oferecer aos alunos de baixa renda uma complementação educacional no horário contrário ao turno escolar.
Atualmente, 300 alunos da rede municipal de ensino com faixa etária entre 7 e 16 anos são atendidos pelo ‘AABB Comunidade' que, através do apoio dos professores do município, proporciona atividades esportivas, reforço escolar e práticas culturais, como dança, teatro e artesanato. Para garantir o bom andamento das atividades do projeto, que acontecem de terça à sexta-feira, no turno da tarde, a Semed oferece suporte na contratação dos educadores, na alimentação e transporte dos estudantes.