Prefeitura participa da 10ª Parada LGBT

Serviços Urbanos
22/08/2011 11h40
Início > Noticias > 47078

Neste domingo, 21, a presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Lucimara Passos, representou o prefeito Edvaldo Nogueira na 10ª Parada LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). O evento, que este ano teve o tema '10 Anos de Lutas por Grandes Conquistas', aconteceu na Orla de Atalaia, que recebeu as cores do arco-íris, símbolo do movimento no mundo.

A décima edição do evento marcou o momento histórico vivido pelo país: a união estável reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo Lucimara passos, a Prefeitura faz questão de apoiar manifestações que preguem a igualdade. "A participação da Prefeitura de Aracaju em eventos como este somente corrobora com o nosso desejo de construir uma sociedade mais justa, sem diferenças. É a cidade saber a existência das diferenças e buscar respeitá-las. A grande ação está no dia-a-dia, educando os nossos filhos para que eles não tenham preconceitos", disse.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde(SMS) também marcou presença no evento. Segundo o coordenador do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, Andrey Lemos, a SMS apoiou ainda as ações que antecederam a Parada. "As edições da Parada do Orgulho LGTB sempre contaram com a participação do Programa DST/Aids. Este ano, a SMS contribuiu com a organização do ‘Circuito do Orgulho', realizado de julho a agosto, que promoveu panfletagens, seminários e debates sobre a questão da luta contra a homofobia e a violência", afirma Andrey Lemos.

O secretário Municipal de Saúde, Silvio Santos, destaca que a SMS vem contribuindo para integração com os diversos segmentos da sociedade. "O modelo de atenção à saúde do SUS Aracaju prioriza políticas de saúde que valorizem as iniciativas e a articulação entre a gestão com as diversas redes sociais, para melhorias na qualidade de vida dos sujeitos e coletivos. E a Parada do Orgulho LGTB é uma demonstração do fortalecimento desse diálogo além de valorizar a prevenção a violência e a defesa da cultura da paz", afirma o secretário.

Avanços

Milhares de pessoas foram prestigiar o evento. Segundo a presidente da Associação Sergipana de Transexuais (Astra), Tatiane Araújo, Aracaju é uma das cidades que mais avançou em relação à quebra de preconceitos. "Isso é o somatório do reconhecimento e apoio das entidades e órgãos, como a Prefeitura de Aracaju. Esse evento é a voz que precisamos ter para dizer que precisamos eliminar o preconceito. E Aracaju já vem dando exemplo para o país, pois estamos no rol das 15 capitais que mais avançaram nos direitos da comunidade LGBT", analisa Tatiane.

Para animar o público presente, cinco trios elétricos tocaram durante a caminhada, em toda extensão da Orla. Além das atrações previstas, o público ainda contou com a participação especial da cantora Luiza Possi, que estava na cidade para um show. "Estava no hotel vendo isso de longe e não resisti, tive que participar bem de perto desse movimento em Aracaju", comentou a cantora Luiza Possi, que também subiu no trio para cantar.

Limpeza

Como em todos os grandes eventos realizados na cidade, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Emsurb, montou uma estratégia especial de limpeza. Segundo o gerente de Limpeza Urbana, Roberto Gomes, foram disponibilizadas equipes para a 10ª Parada LGTB. "Contamos com um batalhão de 60 agentes de limpeza para efetuar toda a limpeza no dia seguinte, contando com o apoio de um caminhão coletor e uma equipe de 12 agentes de plantão durante o evento, ficando à disposição para atender qualquer eventualidade", explica.