A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) promoveu no último sábado, 20, um dia de muita diversão para os moradores do conjunto Augusto Franco e adjacências. O Projeto Brincando na Praça foi realizado das 9h às 17h e reuniu um grande público que pôde brincar, praticar esportes e se divertir.
A programação do evento incluiu a prática de atividades esportivas como futevôlei, judô, karatê, voleibol, handebol, futebol de areia e capoeira, além da prática de jogos lúdicos e de lazer, como xadrez, dominó, dama, tênis de mesa, cabo de guerra, peteca, corda, bambolê, tamanco chinês, futebol de mesa, bola de gude, perna de pau. O público também conferiu apresentações de grupos de street dance, exibição de espetáculos teatrais, filmes e atividades de pintura e desenho.
A pequena Letícia Rosa, de 10 anos, participou do dia de atividades e adorou a iniciativa da Prefeitura. "Comecei a gostar de pintura há dois anos, graças a meu avô. Estou amando esse dia! Adoro pintar e desenhar. Hoje aqui tenho a oportunidade de mostrar o meu talento", disse Letícia.
Não foram apenas as crianças que aprovaram o projeto. A moradora Lilian de Souza fez questão de levar seus filhos para o dia de brincadeiras na praça. "Trouxe os meus dois filhos, a Lívia de oito anos e o Wallace, de três. Eles brincaram no pula-pula, no tobogã, pintaram e desenharam o dia inteiro. Foi um sábado inesquecível", garante.
Além das atividades esportivas, o projeto promoveu momentos de integração social entre todas as gerações. Dona Maria de Fátima, 67, aproveitou o dia festivo para passar mais tempo com sua neta. "Nunca vi nossa praça tão lotada. Foi um verdadeiro 'gol de placa' da prefeitura. Aproveitei o evento jogar dama com a minha neta de sete anos", afirma.
Ampliação
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Fábio Mitidieri, ficou satisfeito com a repercussão e o sucesso do Projeto Brincado na Praça. "É fundamental sempre buscarmos proporcionar eventos como esse para a população. A Prefeitura deu à comunidade essa bela praça, voltada para o lazer e prática esportiva. Agora é nosso papel desenvolver atividades que movimentem a população e estimulem o esporte. Nossa intenção é realizar esse dia uma vez por mês aqui no conjunto", destaca.
O objetivo da Prefeitura é ampliar ainda mais essa ação, levando atividades esportivas e de lazer para outros bairros da capital. De acordo com Mitidieri, o Brincando na Praça é uma extensão do ‘Projeto Ruas de Lazer', que está em processo de licitação. "Pretendemos levar para dez bairros de Aracaju projetos desse tipo. O processo de socialização é muito importante para a juventude", garante.