Conferência Municipal da Juventude acontece em setembro

Governo
22/08/2011 16h08

Com a criação da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas da Juventude (CMJ) pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), políticas que visam a inclusão dos jovens na sociedade a partir de âmbitos como educação, saúde, moradia e trabalho, terão ainda mais enfoque. E com o objetivo de discutir essas propostas, será realizada no dia 15 de setembro a II Conferência Municipal da Juventude em Aracaju.  

Segundo o coordenador da CMJ, Antonino Cardozo, o principal objetivo da Conferência é a criação do Plano Municipal de Juventude. "Esse Plano tem o objetivo de estabelecer metas que sejam implementadas com a juventude do município, como garantia de ampliação do ensino na rede pública municipal e estadual, direito ao transporte público e criação de artifícios que garantam o acesso e permanência dos jovens nas universidades" explica Antonino informando que são consideradas jovens pessoas entre 14 e 29 anos.

Praça da Juventude

Na primeira Conferência Nacional de Juventude, realizada em 2008, foi estabelecida a construção da Praça da Juventude, um espaço público que congrega os mais variados interesses dos jovens. "O Ministério do Esporte adotou isso como idéia, e Aracaju foi a capital piloto para a implementação desse projeto. Uma dos objetivos é promover políticas que dêem vida a esse espaço ", afirma Antonino. O projeto garante a oferta de cursos de capacitação de informática, línguas estrangeiras e uma série de atividades culturais e esportivas que possam ser voltadas para os jovens.

Conferências

Desde o último dia 18, estão sendo realizadas conferências em escolas públicas da capital com a intenção de reunir os jovens e debater variados temas do seus interesses. A partir daí a idéia é que surjam propostas da comunidade que aprimorem os trabalhos da coordenadoria. As conferências acontecerão até o dia 31 de agosto.