Prefeitura dá início a cursos na área da construção civil

Formação para o Trabalho
22/08/2011 18h02

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), iniciou nesta segunda, 22, os cursos profissionalizantes voltados para as áreas de pedreiro e assentador de cerâmica, com turmas no período da manhã e à tarde. As aulas acontecem no Ginásio do Sesi do Conjunto Augusto Franco.

Os cursos, que terão carga horária de 160 horas/aula, foi idealizado pela Fundat em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscom). A fundação ficou encarregada de capacitar profissionais, enquanto o sindicato irá encaminhá-los para as construtoras, que irão absorver a mão de obra qualificada.  

A capacitação para pedreiro está acontecendo das 7h30 às 11h30, e o curso para assentador de revestimento cerâmico é das 13h30 às 17h30. Conforme o conteúdo programático, os participantes receberão conhecimento no que diz respeito a leitura de projetos, relações interpessoais, normas técnicas, tecnologias de ferramentas, entre outros. Dentro de duas semanas os alunos já devem participar de aulas práticas. 

A dona de casa Maria Angelina Santos, 49 anos, que já participou de um curso oferecido pela Fundat, mas que o treinamento de revestimento cerâmico chamou muito a sua atenção. "Quero ingressar na área da construção civil porque é algo que gosto de fazer. É o momento para as mulheres mostrarem que são capazes nessa área, já que o mercado está cada vez maior", disse.

Expectativa

A presidente da Fundat, Telma Rios Pimentel, recebeu os participantes na aula inaugural e destacou que o papel da fundação é a inclusão social por meio do trabalho e renda. Segundo ela, a construção civil representa um mercado promissor para aqueles que desejam ingressar na atividade.

"É importante que todos prossigam com determinação até o término do curso, que irá capacitá-los e ajudá-los a ingressar no mercado de trabalho. Temos que superar as dificuldades da vida para atingirmos o nosso objetivo", declara Telma.

O pedreiro Fagner da Silva Pinheiro, de 33 anos, também está ansioso pela capacitação gratuita na técnica de revestimento. Segundo ele, o curso em outros locais custaria cerca de R$ 600 reais. "Não teria condições de pagar por esse curso, mas ou me dedicar profundamente para aprender. Um pedreiro que também faz revestimento tem uma remuneração melhor", garante.

Transporte

Na oportunidade Telma Pimentel e a diretora operacional da Fundat, Marta Rocha, entregaram o cartão cidadania aos participantes do curso, explicando sobre a parceria firmada com o Sindicato das Empresas de Transporte Público de Aracaju (Setransp). Firmada na sexta-feira, 20, a parceria prevê o fornecimento de 160 cartões cidadania, isentando os participantes do curso da passagem de ônibus.