SMS leva prevenção a profissionais da beleza

Saúde
23/08/2011 09h33
Início > Noticias > 47094

Equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Programa de DST/AIDS e Hepatites Virais e da Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa), estiveram envolvidas no 1º Encontro de Cabeleireiros WF, promovido pelo Salão de Beleza WF nesta segunda, 22. O encontro aconteceu no auditório da Associação Comercial de Aracaju, voltado exclusivamente para os profissionais da beleza.

O evento, que reuniu profissionais tanto da capital como do interior do estado, começou com a oficina sobre técnicas e tendências de beleza. À tarde, os profissionais receberem a palestra da gerente de Saneantes e Cosméticos, Jacklene Araújo, que falou sobre a importância da utilização de produtos registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e não dos produtos conhecidos como de fabricação caseira, alertando para os perigos que eles podem causar.

A gerente também falou sobre a prevenção contra a Hepatite B, doença causada por vírus que compromete o funcionamento do fígado. Durante a palestra, os profissionais da beleza foram alertados sobre os devidos cuidados que são necessários na utilização de materiais estéticos.

"A Covisa faz fiscalizações de rotina nos salões de beleza para verificar a qualidade do serviço oferecido à população. Questões como as estufas de esterilização, higienização das mãos, uso de materiais descartáveis, entre outros cuidados, são essenciais", relata Jacklene.

A SMS também fez a distribuição de cartilhas educativas e a aplicação de vacinas contra a Hepatite B em todos os participantes. O profissional da beleza, Jonh Washington, de 23 anos, garante que a prevenção e a informação são as melhores formas de dar mais qualidade de vida ao trabalhador.

"Aproveitei esse curso para me reciclar, o que é muito importante nos dias de hoje. Além do mais, me vacinei contra a Hepatite e tirei muitas dúvidas sobre os cuidados que preciso ter enquanto um saudável profissional que presta um bom serviço", comenta Jonh Washington.

Informação

O organizador do encontro, Romualdo Conceição, fala que a idéia da parceria com a SMS veio da palestra que assistiu no II Seminário de Prevenção às Hepatites Virais, realizado no dia 1º de agosto na Faculdade de Sergipe (FaSe). "Quando vi a palestra percebi que as informações de combate às hepatites virais são muito importantes para os profissionais da beleza e por isso entrei em contato para fazer a parceria. Tenho certeza que o evento foi muito proveitoso e que a SMS estará conosco sempre que precisarmos para levar prevenção e tratamento para os profissionais", finaliza.

Segundo secretário municipal de Saúde, as equipes vêm trabalhando constantemente na disseminação de informações para orientar os profissionais mais vulneráveis à doença."A secretaria vem investindo muito na questão da prevenção. Durante visitas, fiscalizações, é preciso orientar também. E essa área de beleza é um setor com demanda crescente em todo o mundo, por isso a atividade é essencial. Esses profissionais acabam se tornando multiplicadores na divulgação da conduta e dos cuidados adequados", afirma o secretário Silvio Santos.