Prefeitura capacita mais de 20 mil cidadãos

Formação para o Trabalho
23/08/2011 11h56
Início > Noticias > 47098

Criada em janeiro de 1997, a Fundação Municipal de Trabalho (Fundat) é o órgão da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) que desenvolve ações que visam a geração de renda, preparação e inclusão do cidadão no mercado de trabalho. A fundação oferece vários cursos gratuitos e serviços que vão do treinamento de funcionários, à intermediação na contratação de empréstimos bancários.

Nos últimos seis anos, foram mais de 21.600 cidadãos capacitados nos diversos cursos da fundação. Atualmente, 18 cursos estão sendo realizados nas unidades de qualificação, e outros 12 em associações de moradores. Ao todo, 480 pessoas estão em treinamento. "O objetivo é inclusão social através da geração de emprego e renda", explica a presidente da Fundat, Telma Pimentel

São diversos os cursos oferecidos que duram, em média, 60 horas/aula. As parcerias realizadas já oferecem os serviços em 18 bairros da capital, e o objetivo é ampliar as ações cada vez mais. "Pretendemos, em breve, oferecer cursos e serviços em todos os bairros da capital, para facilitar e popularizar ainda mais o acesso", conta a presidente.

As principais novidades são os cursos na área de construção civil. "As primeiras turmas de ‘Pedreiro Polivalente' e ‘Assentador de Revestimento Cerâmico' começaram no dia 22. Já estamos com as turmas formadas, mas os interessados devem nos procurar para já fazer uma pré-inscrição para futuros cursos", fala Telma.

Intermediação

Além da capacitação, a Fundat também faz o encaminhamento de profissionais para as empresas, através do Balcão de Intermediação de Mão de Obra. "Nós fazemos o intermédio dessa relação. Oferecemos às empresas um banco de currículos de pessoas que treinamos e de outros que nos procuram", conta Telma. Foram aproximadamente 3.000 currículos encaminhados em seis anos, sendo que 1.400 estão empregados.

Empresas ou cidadãos interessados no serviço só precisam procurar uma das unidades da Fundat. É importante também lembrar que as pessoas devem manter seu cadastro atualizado, para que o contato seja mais rápido. "Temos muitas pessoas no nosso banco de dados com o perfil que as empresas precisam, mas que, quando entramos em contato, mudaram de endereço ou de telefone", explica Telma.

Já o programa de microcrédito, o Credpovo, oferece consultoria e assistência para pequenos e microempreendedores que precisam de crédito para abrir um negócio. Nos últimos seis anos, já foram emprestados mais de R$ 6 milhões através do serviço, sendo quase 400 mil somente este ano.  A Fundat não empresta o dinheiro, mas dá todo o suporte na intermediação com os bancos.

Parceiros

Para poder realizar tudo isso, a Fundat conta com várias parcerias. São parcerias com o setor da construção civil, através do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas (Aseopp) e Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), que permitem a realização de cursos.

Além dessas, várias outras parcerias fazem parte da rotina da fundação. "As parcerias com as associações de moradores são primordiais para nossos serviços", explica Telma. "Igualmente importante são as parcerias com o setor de serviços, através ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) e Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), e com bancos como BNB, Banese e Caixa são muito importantes", completa.