Planseq capacita para o mercado de trabalho

Família e Assistência Social
23/08/2011 15h07
Início > Noticias > 47100

Ingressar no mercado de trabalho, enriquecer o currículo, melhorar de vida e possuir um ofício. Estes são alguns dos motivos que levaram cerca de 100 pessoas a se inscrever e participar dos cursos que estão sendo oferecidos pelo Programa Setorial de Qualificação Profissional (Planseq), voltados para os beneficiários do Programa Bolsa Família.

Sonia Maria Oliveira Melo, 52, empregada doméstica, decidiu que é hora de mudar de profissão e melhorar de vida. Transformou a decisão em ação e se matriculou no curso de Pintor Predial. "Minha expectativa é a de conseguir um emprego com salário melhor", confessou a mulher que também tem as habilidades artesanais de fazer prendas, bordado e pintura em tecidos.   

O porteiro Severino Ramos de Santana, 41, também é aluno do curso de Pintura Predial que na primeira fase - aulas teóricas - foi ministrado no Cras Risoleta Neves, no Alto da Jaqueira. Ele quer ter um ofício a mais e novas possibilidades empregatícias. "Já trabalhei em restaurante e hoje sou porteiro. Só que pretendo batalhar por uma vida melhor. Estou fazendo esse curso com o objetivo de atuar em um ramo que remunera melhor e que não depende de um emprego fixo. Posso trabalhar por conta própria", considerou.

O Planseq, executado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) e o Serviço Nacional da Indústria (Senai), estará formando, até o final de setembro, seis turmas nas modalidades de Pedreiro Azulejista, Pedreiro Polivalente, Gesseiro Polivalente, Instalador Hidráulico de Infraestrutura e Pintor Predial.

As aulas teóricas foram realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Santa Maria, Santos Dumont, Bairro América e Alto da Jaqueira, com exceção do curso de Gesseiro, que está sendo totalmente ministrado na Associação de Moradores Pró Melhoria do Conjunto Bugio, segundo informações da coordenadora de Programas e Projetos Complementares da Semasc, Telma Maria Teles Vieira.     

A aluna Micheline Santos da Costa, 22, está matriculada no curso de gesseiro. Com a conclusão do ensino médio, foi trabalhar como operadora de caixa em um shopping da cidade. No entanto, suas expectativas vão além disso. "Quero algo mais para mim, uma profissão que me dê perspectivas de crescimento e ascensão social", disse ela.  

Beneficiados

As aulas práticas estão sendo realizadas nos Cras e instituições para atender o objetivo do Planseq de também levar benefícios às comunidades. O Cras João Oliveira Sobral, no bairro Santos Dumont, que acolhe as duas turmas do curso de Pedreiro Azulejista será beneficiado com o revestimento de uma sala, enquanto o Cras Enedina Bonfim, no bairro América, receberá os benefícios das aulas práticas do curso de Instalador Hidráulico de Infraestrutura. 

As demais aulas práticas estão sendo ministradas na Instituição Raio de Sol, antiga Rosa Azul (Pedreiro Polivalente), Associação de Moradores Pró Melhoria do Conjunto Bugio (Gesseiro Polivalente), e na casa de uma aluna do curso de Pintor Predial.    

Dinâmica

A instrutora do curso de Pintor Predial, Rafaela Silva Araújo, tem uma turma de 14 alunos, sendo nove mulheres e cinco homens. Ela acredita que ao final da capacitação, os alunos estarão aptos a disputar uma vaga no mercado de trabalho. "Todos estarão preparados para o ingresso profissional da atividade. É uma turma participativa e percebo neles um grande interesse em aprender", disse.

A exemplo dos demais cursos, o de Pintor Predial tem carga horária de 200 horas, sendo 40 horas de conteúdo de gestão e 160 de ensinamentos específicos. As disciplinas de gestão, comum a todos os cursos, abordam Relação Interpessoal, elevação de Escolaridade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança, Ética e Cidadania. Na parte teórica há ainda o conteúdo  Leitura de Projetos. As aulas práticas tiveram início nesta terça-feira, com as disciplinas Pintura em Parede, Pintura em Madeira, Pintura em Metal e Textura.    

Prática

Na Associação de Moradores Pró Melhoria do Conjunto Bugio, os 19 alunos também iniciaram nesta terça-feira as aulas práticas. Até o dia 29 de setembro, as 14 mulheres e os cinco homens verão as disciplinas Revestimento de Gesso em Parede, Assentamento de Forro de Gesso, Elevação de Parede com Bloco de Gesso, além de Planejamento e Orçamento, segundo informou o instrutor do Senai, Carlos Alberto Santos de Assis.