Dando continuidade à política de aproximação entre a gestão municipal e os servidores da saúde, na noite desta terça-feira, 23, o secretário municipal da Saúde, Silvio Santos, visitou a Unidade de Atendimento Fernando Franco, na zona Sul da capital. A visita foi para realizar uma reunião com servidores e ouvir as reivindicações da categoria.
O secretário reforçou aos auxiliares e técnicos de enfermagem as melhorias anunciadas para a equipe do Nestor Piva, com quem já havia se reunido. A concessão, em caráter experimental, da isonomia de plantões para auxiliares, técnicos de enfermagem, assim como acontece com os enfermeiros, será garantida a eles. A partir de setembro, eles farão 11 plantões por mês, e não mais 12. Segundo Silvio Santos, o resultado será avaliado em dezembro e a concessão só permanecerá se houver a manutenção da qualidade do serviço.
"Consideramos a reivindicação justa desde o início e por isso fizemos o estudo e estamos trazendo esse resultado positivo. Entendemos que só há como humanizar o atendimento cuidando também do servidor, e essa tem sido uma diretriz dessa gestão. O prefeito Edvaldo Nogueira tem sido sensível a isso, tornando possível seguir nesse canal de diálogo", diz Silvio Santos.
Os profissionais reconheceram os avanços obtidos através da conversa com o secretário. "Essa será uma motivação a mais para os trabalhadores. Essa valorização e reconhecimento terão um efeito cascata: a satisfação dos servidores vai chegar à comunidade através do atendimento", disse o auxiliar de enfermagem Jeferson de Almeida Santos.
Colaboração
O secretário completou, ainda, pedindo a colaboração dos servidores. "Foi confiando na determinação dos trabalhadores que decidimos atender a essa reivindicação. Em dezembro, vamos avaliar os resultados e precisamos dessa parceria para continuar avançando. Estamos pactuando essa melhoria e não podemos deixar que isso venha prestar nenhuma desassistência ao usuário", afirma Silvio Santos.
O presidente do Sepuma, Nivaldo Fernandes agradeceu o espaço que a gestão vem dando para atender ao sindicato e também pediu a colaboração dos servidores. "O secretário está concedendo igualdade para os servidores tanto do Nestor Piva quanto do Fernando Franco. Não podemos andar na contramão no momento em que a gestão nos prioriza e atende às reivindicações", diz Nivaldo.
Na reunião, foram avaliados os avanços na Unidade, tanto na adequação física, quanto na instalação de novos equipamentos, contratação emergencial de profissionais e realização de concurso público. "Isso é resultado de um esforço coletivo que prioriza a prestação de serviços à comunidade. É também no apoio do prefeito, que não tem medido esforços, no intuito de aplicar recursos na Saúde, acima até do que determina a Constituição. Devemos fechar o ano com quase 22% do orçamento destinado à Saúde, quando a lei pede apenas 15%", conclui Silvio Santos.