Além de reduzir a quantidade de lixo descartado no meio ambiente, a coleta seletiva de resíduos reduz os gastos com o controle e manutenção dos aterros sanitários, reduz o consumo de recursos naturais e gera renda. É pensando nisso que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), mantém o serviço em vários pontos da capital.
Ao todo, 26 localidades, distribuídas em 8 bairros, já separam o material reciclado do lixo comum. "Hoje atendemos cerca de 30% do município, mas o material reciclado ainda corresponde a aproximadamente 140 toneladas/mês, 1% do resíduo da capital", explica a coordenadora da Assessoria Técnica (Astec) da Emsurb, Adenilde Gama Alves.
Uma dessas localidades é o Parque residencial Bela Vista, no Ponto Novo, onde a coleta já é realizada a sete anos. "Já tem tempo que eles vieram aqui e ensinaram a gente como separar o lixo e a importância", conta a moradora da região, Zeli Souza, 73, referindo-se às palestras feitas pela Emsurb na área.
A separação do lixo é bastante simples: basta que se separe o lixo úmido do seco. Papel, embalagens plásticas, ou latas, desde que estejam limpos, podem ser reciclados. A limpeza do material é um ponto importante a se destacar. "Muitas vezes as pessoas colocam materiais com restos de comida que acabam contaminando todo o material, impedindo que o lixo seja reaproveitado", explica Adenilde.
Iniciativa
A Emsurb realiza palestras e oferece apoio às comunidades que desejam implementar a coleta seletiva. Basta que as associações de moradores ou condomínios façam a solicitação. "Não fazemos a busca ativa. Mas qualquer comunidade que queira, pode vir nos procurar que nós iremos oferecer apoio e orientação, além de agendar o dia da coleta", conta Adenilde.
Como os materiais recicláveis não são perecíveis e não geram odores desagradáveis como o lixo comum, não há a necessidade da coleta ser realizada com grande frequência. No caso da coleta seletiva, o recolhimento é feito uma vez por semana, ao contrario da coleta regular que acontece em dias alternados.
Care
O processo de reciclagem é feito em parceria com a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju/SE (Care). A Emsurb realiza palestra e faz o cadastro das localidades. Já a coleta é feita por dois caminhões da empresa e três da cooperativa. Todo o material é doado à Care que separa, limpa e encaminha o material para as recicladoras.