As obras de reforma e ampliação da escola Dom Avelar Brandão Vilela, no bairro Olaria, prosseguem em ritmo acelerado. Orçado em R$ 3,2 milhões, o projeto representa um dos maiores investimentos da Prefeitura de Aracaju na área de educação. Executadas pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), as obras já estão com 80% dos serviços concluídos.
Após a inauguração do empreendimento, a nova escola contará com 23 salas de aula, sendo oito reformadas e mais 15 salas construídas em uma nova ala do prédio. Desse total, cerca de oito salas já foram finalizadas com a pintura, implantação das estruturas de alumínio e proteção, além da reforma dos quadros. O projeto ainda compreende a construção de uma quadra poliesportiva.
Para promover a acessibilidade de portadores de deficiência às novas salas, rampas estão sendo construídas em todo o prédio. Uma passarela com 30 metros de extensão também está sendo erguida para interligar as novas salas à quadra poliesportiva, facilitando a locomoção entre as unidades da escola.
Para garantir o ritmo acelerado de execução dos serviços, cerca de 50 profissionais, divididos em equipes de carpintaria, alvenaria e funilaria, trabalham diariamente no local. Nesta quarta-feira, 24, as equipes trabalharam no acabamento de várias etapas da obra. A nova caixa d'água, com a capacidade de armazenamento ampliada para 30 mil litros, já está em fase de pintura. Na parte inferior da estrutura estão sendo construídos dois banheiros, sendo um deles destinado aos portadores de deficiência.
Novo acesso
Como a avenida Santa Gleide, que era antigo acesso da escola, possui um tráfego intenso de veículos, uma nova entrada está sendo construída pela rua Tânia Mota da Paixão. Já no antigo acesso do prédio, foi feito um recuo de dois metros na estrutura para construção de calçadas, garantindo maior conforto e segurança para todos que trafegam pelo local.
De acordo com o presidente da Emurb, o engenheiro Osvaldo Nascimento, o volume de recursos investidos na obra comprova o compromisso da administração municipal com a melhoria da qualidade do ensino. "Essa é uma das maiores obras já executadas pela Prefeitura na capital na área de educação. A nova escola vai ampliar a oferta de vagas, beneficiando centenas de alunos da zona Norte da capital", destaca.