Creas Maria Pureza atende vítimas e autores de agressão

Família e Assistência Social
25/08/2011 14h19
Início > Noticias > 47126

Desde 2009, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc), mantém o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Maria Pureza. A unidade, além de atender idosos e deficientes que tiveram seus direitos violados, é a única no estado que faz o atendimento ao autor da agressão a esses grupos vulneráveis.

O Creas é especializado no atendimento a idosos e deficientes que tenham sido vítimas de violência familiar. As três equipes, compostas por psicólogos e assistentes sociais, fazem o acompanhamento tanto as vítimas, quanto os familiares. "Sempre que é comprovada a existência da violência, agressão ou abuso, nosso equipe entra em ação. É importante acompanhar a família, além da vitima, para poder prevenir que o fato não volte a ocorrer", explica a coordenadora do Creas, Ilma Souza.

Ilma lembra que não é de responsabilidade do Creas fazer a apuração de denúncias. "Recebemos encaminhamento e até denuncias, mas não fazemos o trabalho de investigar, que é da policia. Só intervimos quando é comprovada a agressão", explica. Os atendimentos são encaminhados por toda a rede de assistência social e pelo Ministério Público, além de delegacias da capital.

Agressor

O maior diferencial do espaço é o atendimento aos agressores, encaminhados pela Vara da Execução das Medidas e Penas Alternativas (Vempa) e recebem acompanhamento psicológico. "Desde que abrimos, em 2009, recebemos essa demanda. Somos os únicos a fazer esse serviço de acompanhamento psicossocial do autor de agressão", conta Ilma.

No espaço eles também participam de debates e palestras. "Muitos não têm consciência de que crime cometeram. Nós não somos informados qual foi, nem perguntamos, mas as pessoas acabam contando espontaneamente", afirma a coordenadora. "Tentamos explicar para ele o que diz a lei, os direitos e deveres deles", completa.

O Creas Maria Pureza funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h, e fica situado na travessa Canaã, bairro Pereira Lobo. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (79) 3179-1366.