Moradores comemoram vida nova no 17 de Março

Família e Assistência Social
25/08/2011 16h52
Início > Noticias > 47132

O sonho da casa própria já é realidade para milhares de famílias na capital. Desde o ano passado, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) vem realizando a entrega de residências no bairro 17 de Março para centenas de moradores transferidos de áreas de risco.  Pouco mais de um ano após a entrega, os moradores ainda comemoram a oportunidade de usufruir de uma moradia digna, segura e confortável.

"Vivia em uma casa de tapete e tábua na invasão do Morro Avião. Hoje, a realidade é totalmente diferente. Em tempos de chuva, ficava com coração apertado, pensando ‘e agora, meu Deus? Será que a casa vai alagar?'. Agora não fico nem um pouco preocupada com esse tipo de problema. Meus dois filhos vão ter a oportunidade de crescer de forma digna e com qualidade", avalia a dona de casa Lucicleide dos Santos, moradora do bairro desde sua criação.

Para o marido de Lucicleide, Eclelton de Jesus Bispo, a mudança para o novo conjunto representou uma completa transformação na vida da sua família. "No antigo local que morávamos, sempre ficávamos com doenças de pele e outros tipos de problemas de saúde, por causa da falta de saneamento básico e esgoto sanitário. Não passamos mais por essa situação. De agora em diante, é só felicidade e alegria! Posso dizer que um sonho se tornou realidade com a minha casa própria. Realmente, a Prefeitura de Aracaju está de parabéns com essa iniciativa que mudou em 100% minha vida", elogia Eclelton.

Transformação

A simples tarefa de arrumar os móveis da casa ou plantar um novo gramado no jardim é comemorada pela dona de casa Ana Paula Silva. Moradora do conjunto há oito meses, ela mostra, contente, os detalhes da decoração do novo imóvel, um sonho impossível de realizar na antiga casa que morava. "Aqui é possível enfeitar a nossa casa da maneira que queremos. Posso colocar os móveis onde desejo e ainda montar meu belo jardim com todas as minhas plantinhas, gramas e até meus bichinhos. Pequenas realizações para uns, mas para mim é uma grande vitória", comemora Ana Paula.

Já Ana Aparecida dos Santos comenta que, até o momento, os seus vizinhos vêm elogiando bastante o novo bairro. "Só escuto comentários positivos e uma grande satisfação dos vizinhos com essas novas moradias. As péssimas condições do local que morávamos são coisas do passado. Nosso futuro é de vida nova em um lar novo", diz a dona de casa.

Mais casas

Desde a inauguração do conjunto, já foram entregues 956 unidades habitacionais, distribuídas entre casas e apartamentos. As famílias contempladas pelos novos imóveis foram oriundas de habitações precárias situadas em encostas, margens de vias e canais, e em invasões como as do Morro do Avião, Arrozal, Água Fina, Marivan e Prainha. Somente da extinta invasão do Morro do Avião, localizada no bairro Santa Maria, foram 404 famílias retiradas.

Uma completa infraestrutura é oferecida aos moradores, com ruas pavimentadas, energia elétrica, sistema de esgotamento sanitário e rede de drenagem pluvial. Até o final do ano, está prevista a conclusão das obras para a entrega de outras mil novas unidades habitacionais para as famílias já cadastradas nos programas sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc).

Segundo o secretário da Semasc, Bosco Rollemberg, o projeto vem alcançando o seu objetivo de oferecer uma vida mais digna para a população. "O programa habitacional é de grande alcance social, pois retirou quase 1.000 famílias de área de risco, que viviam em moradias subnormais. As péssimas condições dessas famílias, expostas a todo tipo de dano à saúde e ao bem estar social, são coisas do passado. A partir da disposição e esforço da Prefeitura de Aracaju, a população está sendo beneficiada com um projeto que tem o principal objetivo de oferecer uma vida mais digna e com qualidade para todos", ressalta o secretário.