A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reuniu na manhã desta quinta-feira, 25, gerentes de Unidades de Saúde da Família (USF) e representantes de Conselhos de Saúde para informar que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com receitas de medicamentos prescritas por médicos de Hospitais conveniados ao SUS (Hospital Universitário, Hospital Cirurgia, Hospital Santa Isabel, Hospital São José, Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), Maternidades Públicas e CEMAR poderão, a partir de agora, pegar os medicamentos na Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência. O evento aconteceu no auditório do Centro de Educação Permanente em Saúde.
De acordo com o coordenador da Rede de Atenção Primária do município, Geison Ricardo, para adquirir o medicamento basta o usuário apresentar a prescrição médica e mostrar o cartão da pasta família, comprovando que mora na área daquela Unidade. "Vale lembrar que as quatro Unidades de referência: USF Anália Pina (Almirante Tamandaré), USF Geraldo Magela (Orlando Dantas), USF Sinhazinha(Grageru) e USF Francisco Fonseca(18 do Forte), continuam atendendo aos pacientes com receitas oriundas dos Centros de Atenção Psicossocial, das Unidades de Saúde e da rede particular", explica.
De acordo com o secretário Silvio Santos, a adequação faz parte do projeto de melhoria no atendimento ao usuário do SUS. "Essas são melhorias que nós estamos construindo juntos: a prefeitura, a secretaria, os conselhos e a comunidade. É resultado de um processo de estudo que objetiva oferecer ao usuário a qualidade do atendimento que ele merece", afirma Silvio Santos.
Procedimento
Para que o usuário possa adquirir os medicamentos prescritos pelo médico é simples. "Basta apresentar a prescrição, em duas vias, acompanhada do cartão SUS. A 1ª via, que é a original, é devolvida ao paciente. Já a 2ª via fica retida na farmácia, para comprovação do atendimento", explica Álvaro Victor, coordenador de Assistência Farmacêutica e Insumos Médicos da SMS.
Desde maio, os usuários atendidos nas Unidades de Atendimento Fernando Franco e Nestor Piva também podem receber os medicamentos em qualquer Unidade de Saúde. O diferencial é que, nesses casos, eles devem apresentar a prescrição médica de cor amarelo, junto com o cartão SUS.
Terceiros
Já os usuários acamados ou com dificuldade de locomoção podem solicitar que terceiros se dirijam à farmácia das Unidades de Saúde, para buscar os medicamentos prescritos desde que, no momento da entrega, seja apresentado o cartão SUS do paciente.
"Quando a quantidade prescrita for superior a 30 dias de tratamento, será dispensado medicamento somente para o primeiro mês. No mês seguinte o usuário poderá receber nova quantidade de medicamento, apresentando o mesmo receituário", completa Álvaro Victor.