Foi encerrada nesta sexta-feira, 26, no auditório da Codevasf, a XV Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). O evento, que teve o tema 'Segurança e proteção: não devemos abrir mão', foi destinado aos funcionários da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), promovido pela Prefeitura de Aracaju com o objetivo de esclarecer aos trabalhadores sobre a prevenção de acidentes e demais problemas de saúde.
A XV Sipat foi encerrada com uma palestra sobre coleta seletiva, ministrada pela pedagoga e assessora técnica da Emsurb, Trícia Dantas, que destacou a importância e os benefícios do serviço. "A coleta seletiva pode contribuir com a preservação dos recursos naturais, reduzindo a poluição do solo, do ar e da água, ajuda a diminuir os gastos com a limpeza urbana, além de gerar empregos através da criação de cooperativas e indústrias recicladoras", disse.
O coral "Mãos Falantes", formado por alunos portadores de necessidades especiais da Escola Municipal Oscar Nascimento, encerrou a XV Sipat levando uma mensagem de amor e paz. Após a apresentação do coral foi realizado um sorteio de brinde com todos os funcionários presentes.
XV Sipat
Durante toda a semana foram realizadas palestras voltadas para a prevenção de acidentes de trabalho. O primeiro dia do evento contou com a participação do perito e especialista em Psicologia no Trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Marco Aurélio Costa Santos, que falou sobre segurança no trânsito. Na terça-feira, 23, aconteceu uma palestra sobre drogas. Já na quarta-feira, 24, foi a vez do Dr. Weslley Santiago, que falou sobre a prevenção do câncer de próstata. O penúltimo dia do evento, na quinta-feira, 25, foi reservado para o tema Relações Humanas no Trabalho.