No próximo dia 29 deste mês, os brasileiros comemoram o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Em Aracaju, equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estarão na Escola Vitória de Santa Maria realizando uma série de atividades educativas e de prevenção aos riscos do hábito de fumar. A atividade será realizada das 08h às 17h.
De acordo com a coordenadora de Promoção à Saúde, Sayonara Carvalho, a data ajuda na sensibilização da opinião pública para um grave problema: a vulnerabilidade dos adolescentes e dos jovens que são expostos precocemente ao tabaco. "Precisamos informar que o hábito de fumar é o fator de risco mais importante para doenças crônicas não-transmissíveis como hipertensão e cânceres", alerta.
Recente pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde mostra que Aracaju é uma das capitais brasileiras com um dos menores índices de fumantes: apenas 11% da população. "Porém, não podemos parar de mobilizar a nossa sociedade para reduzir ainda mais o número de fumantes, em especial entre os adolescentes e a juventude", diz.
"Os nossos profissionais vão esclarecer e alertar aos adolescentes sobre os riscos do consumo do cigarro e uso abusivo do álcool. Eles também vão distribuir a Caderneta do Adolescente e conversar com a garotada sobre temas como gravidez precoce, sexualidade e hepatites virais. E as atividades de recreação serão dirigidas pelo Programa Academia da Cidade", ressalta o secretário Municipal da Saúde, Silvio Santos.
Combate
A secretaria municipal de Saúde mantém, desde 2004, ações estratégicas de promoção em saúde e prevenção do tabagismo na capital. A mais inédita dessas iniciativas foi a entrega das placas ‘Respire Qualidade de Vida' da campanha realizada em junho desse ano, premiando estabelecimentos que cumprem a Lei Antifumo.