Na manhã do último sábado, 27, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebeu o apoio do grupo Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia durante as ações de combate à dengue. O mutirão, que também contou com a parceria da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), visitou cerca de 800 residências dos bairros Santos Dumont e 18 do Forte, zona Norte da cidade.
A concentração aconteceu em frente à Unidade de Saúde da Família (USF) José Machado de Souza, no bairro Santos Dumont, com cerca de 40 agentes da vigilância epidemiológica e de 100 desbravadores para a força-tarefa. Após a instrução do supervisor geral, Gilvan Dias, as equipes foram divididas pelas ruas dos dois bairros.
Segundo Gilvan Dias, o índice de infestação da área está estável, sendo que os maiores focos ainda são encontrados nas lavanderias. "Realizamos o trabalho técnico, que consta na eliminação das larvas do mosquito, verificação de possíveis focos e tratamento com larvicida, bem como fazemos a parte educativa para conscientizar os moradores. Também colamos etiquetas para sabermos se o local já foi visitado", afirma o supervisor.
Eliminação
Na casa da aposentada Maria Neide foram encontradas larvas do Aedes aegypti, que foram eliminadas pelo agente de endemias. Já na residência da dona de casa Maria Joana, todos os locais que acumulam água estavam devidamente cobertos e limpos.
"Já moro aqui há muito tempo e sempre me protegi de todas as formas, a gente não pode deixar que um mosquito tão pequeno faça um estrago tão grande. Quando fazemos a nossa parte e a SMS realiza este combate, estamos mais protegidos contra a dengue", afirma Maria Joana.
Parceria
Para intensificar o combate, a SMS conta com o reforço do Clube de Desbravadores desde 2008. Para o coordenador Gil Marcos Carvalho, a parceria deu certo e o objetivo é intensificar a colaboração em outros projetos. "A criança torna-se uma porta de entrada na casa das pessoas para que seja feito o trabalho contra a dengue. O nosso objetivo é servir a Deus e a nossa comunidade através da ajuda ao próximo", diz Gil Marcos.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Taíse Cavalcante, informa que na próxima semana será realizado o 5º Levantamento Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) do ano, que serve como um diagnóstico da situação da doença dos dois últimos meses, além de ajudar a planejar as ações para o próximo bimestre em Aracaju.
Para o secretário de Saúde, Silvio Santos, a colaboração da população é a melhor arma no combate ao mosquito. "Essa parceria coma sociedade e instituições é muito importante. O agente faz a visita, orienta e realiza a eliminação com larvicida, mas a manutenção desse ambiente é de responsabilidade de todos. Se cada um cuidar bem do seu lugar, não deixaremos espaço para a dengue", afirma o secretário.