Saúde Municipal realiza mutirão de oftalmologia

Saúde
29/08/2011 11h43

Duzentas pessoas foram atendidas em mais um mutirão de exames e consultas realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que, em parceria com a Sociedade Sergipana de Oftalmologia, possibilitou o acesso a uma série de procedimentos oftalmológicos. O atendimento foi realizado no último sábado, 27, no Centro de Especialidades Médicas (Cemar) Augusto Franco.

A intenção do Mutirão de Oftalmologia foi diminuir a fila de espera por exames e consultas que estavam agendados desde o ano passado. A medida foi lançada em abril deste ano pelo secretário e vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos, e será repetida em diversas especialidades do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital.

"Nossa meta é zerar as filas no nosso sistema. Durante muito tempo algumas filas longas foram geradas por falta de especialistas. Mesmo com o fluxo normal essas filas iriam permanecer, por isso decidimos organizar esses mutirões, que darão vazão à demanda reprimida. Prestaremos, assim, um melhor atendimento aos usuários", explica Silvio Santos.

Nessa etapa, além das consultas e exames comuns, foram realizados exames para a detecção de glaucoma, o mapeamento de retina e curva tensional. O presidente da Sociedade Sergipana de Oftalmologia, Fábio Ribas, destacou a importância da parceria e dos procedimentos aos quais os usuários do SUS foram submetidos.

"Tratar das doenças relacionadas com a visão significa promover maior qualidade de vida. Distúrbios na visão, mesmo que pequenos, podem prejudicar o convívio social, impossibilitando até mesmo atividades rotineiras como ler uma placa, a bula de um medicamento ou digitar um número de telefone no aparelho celular", ressalta o médico.

Mobilização

Para os cidadãos inseridos nessa primeira etapa do Mutirão de Oftalmologia, essa foi uma excelente solução para a diminuição da espera pelo atendimento. A costureira Marli dos Santos comemorou o exame realizado para mudar o grau dos óculos, que usa para enxergar objetos de perto. "Desde o final ano passado esperava para mudar o grau dos óculos. Eu estava sofrendo muitas dores de cabeça por estar com o grau inadequado. Na minha opinião, o mutirão foi uma ótima alternativa", revela.

A dona de casa Maria Neide, que sofre de catarata, também elogiou a realização do mutirão e ficou satisfeita com o atendimento recebido. "Esperava desde o início do ano passado pela minha consulta. Recebi um atendimento excelente. Assim que cheguei às atendentes me encaminharam para um médico que foi muito atencioso, mediu a pressão dos meus olhos e disse que em breve eu devo fazer a cirurgia", declara.

Novas etapas

Os pacientes encaminhados nessa primeira etapa já tinham agendamento prévio para os exames em Unidades de Saúde da Família (USF) do Polo 1, que compreende a USF Antônio Alves, USF Augusto César Leite, USF Augusto  Franco, USF João Bezerra, USF Niceu Dantas, USF Santa Terezinha, USF Osvaldo Leite, USF Elizabete Pita, USF Celso Daniel, USF Geraldo Magela e USF Humberto Mourão.

O Mutirão de Oftalmologia será dividido em quatro edições para atender a uma demanda reprimida nas 43 Unidades de Saúde da Família. Desde abril, quando os mutirões começaram, os usuários do SUS estão tendo a possibilidade de realizar consultas e exames que estavam pendesntes desde 2010, como tomografia, ressonância, ecocardiogramas, ultrassonografia, entre outros. Até o momento, mais de 500 exames foram remarcados e outros 500 também devem ser reagendados.