Academia da Cidade participa da Caminhada Saudável

Saúde
29/08/2011 11h27

Os usuários e profissionais do Programa Academia da Cidade, da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), participaram, no último sábado, 27, da 6ª Caminhada Vida Saudável do SESI.  O evento trouxe como tema a "Sustentabilidade para a Qualidade de Vida e Bem-estar". A concentração aconteceu na Praça da Bandeira, às 8h, e contou com a presença de 1.500 alunos da Academia da Cidade.

A caminhada seguiu pelas avenidas Barão de Maruim, Ivo do Prado e Rio Branco até a Praça General Valadão. Segundo secretário Municipal da Saúde, Silvio Santos, foi a sexta vez consecutiva que o programa da SMS participou da caminhada do SESI.

"A parceria com o Sesi está consagrada na agenda da Saúde, para estimular nos aracajuanos a prática de hábitos saudáveis, como o de caminhar e de comer alimentos cada vez mais nutritivos. O nosso exemplo é um sucesso. Não é à toa que Academia da Cidade de Aracaju é referência no país, resultado de um esforço coletivo", afirma Silvio Santos.

Segundo a coordenador de Atividades Físicas do Programa, Magno Carvalho, a caminhada do Sesi  trouxe uma abordagem importante, associando a vida saudável à necessidade de adotar uma alimentação equilibrada, sem esquecer da  prática de atividades físicas.

"É fundamental lembrar que caminhada aconteceu na semana das datas comemorativas das categorias de educadores físicos, dia 31 de agosto, e de nutricionistas, dia 03 de setembro. Para a Academia da Cidade, o evento é um momento não só de sair da rotina, como de mostrar que o programa está de portas abertas para todos", explica Magno Carvalho.

Benefícios

Caminhar com frequência promove diversos benefícios para saúde, como perda de peso, aumento da flexibilidade do corpo e fortalecimento do sistema imunológico.  Joselivia Souza conta que participa todos os anos da caminhada. "A academia facilita a participação em diversos encontros diferentes, isso é ótimo porque a energia positiva e a alegria boa contagiam o aluno. Já tem sete anos que frequento o pólo da Academia no Bairro América. Sinto que um dos principais benefícios da caminhada é que ajuda a melhorar a resistência física", conta Dona Joselivia.

Já para Genilson Santos, que há quatro anos faz parte da Academia da Cidade no pólo Bairro Industrial, participar da caminhada é um incentivo importante. "É muito bom participar da caminhada. Já é a quarta vez que faço o percurso. Graças ao acompanhamento dos professores e as aulas constantes de alongamento, corrida e ginástica, sinto que a cada ano completo a caminhada com mais disposição", diz Genilson.