Emsurb mantém canais de comunicação com o cidadão

Serviços Urbanos
17/11/2011 08h39
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Participação do cidadão. É baseada nisso que a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) disponibiliza os Serviços de Atendimento ao Cidadão através de e-mail, telefone e redes sociais. Com esses canais de comunicação o cidadão tem a possibilidade de solicitar, fazer denúncias, criticar, elogiar os trabalhos executados e, principalmente, participar da administração municipal.

Além desses canais, o cidadão pode conversar diretamente com os servidores. Qualquer solicitação pode ser feita diretamente na sede da Emsurb localizada no Parque Augusto Franco (Sementeira), ou na garagem da empresa, situada na rua Acre, s/n, Conjunto Costa e Silva.

De acordo com a presidente da Emsurb, Lucimara Passos, os canais de comunicação integram a administração. "Com esses canais ficamos mais próximos dos cidadãos e vice-versa. São ferramentas com as quais, inclusive, conseguimos avaliar e melhorar os serviços prestados", expõe.

Cidadão

O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) via telefone funciona das 7h às 17h30 através do número 0800 284 1300. "Aqui trabalhamos sem intervalo, sendo que para cobrir os turnos duas pessoas se revezam", informa a atendente Janilza Batista de Jesus. A frequência de chamadas atendidas por mês varia muito conforme a estação. "Chegamos a atender uma média de 200 telefonemas, mas quando chega o período de chuvas essa quantidade aumenta", explica Janilza.

Pelo SAC é possível denunciar o abandono de terrenos baldios por particulares, informar sobre árvores tombadas, entulhos nas ruas e solicitar a limpeza de canais e podação de árvores. "O que o cidadão precisa é passar seus dados para que possamos confirmar a solicitação. Cada pessoa recebe o número do protocolo de atendimento e pode acompanhar o pedido", frisa a atendente.

Redes Sociais

Criado no dia 28 de outubro de 2009, o twitter da Emsurb (@EMSURB) nasceu da necessidade de expandir o horizonte da empresa, aproximando-a ainda mais do cidadão. Todos os dias são publicadas (ou como na gíria da rede, "tuitadas") informações sobre os serviços prestados pela Emsurb, a rotina diária de trabalhos e matérias informativas sobre a atuação do órgão. Também são recebidas mensagens de cidadãos que felicitam, querem solicitar alguma ação ou que cobram a execução de serviços relacionadas à empresa. Além do twitter, no início do mês a Emsurb criou a fanpage na rede Facebook, onde os cidadãos podem opinar (ou como na gíria do canal, "curtir") em cada publicação feita.

E-mail

O e-mail é outro importante canal de comunicação entre a administração municipal e a sociedade. A Emsurb recebe uma média de 30 e-mails por mês. Uma equipe lê e responde prontamente os e-mails enviados pelos cidadãos. A maioria das solicitações é incluída na programação de serviços da Emsurb.

Veja como entrar em contato com a Emsurb:

Serviço de Atendimento ao Cidadão - 0800 284 1300
Twitter - www.twitter.com/emsurb

Facebook - fan page www.facebook.com/emsurb
E-mail - http://istos.swapi.com.br/mailto:emsurb@aracaju.se.gov.br