Quem passa pela Unidade de Saúde da Família (USF) Fernando Sampaio, localizada no conjunto Castelo Branco, logo nota a diferença: as antigas paredes brancas agora estão coloridas por grafites que passam mensagens de conscientização sobre temas relacionados à saúde, como escovação bucal, combate à dengue e vacinação infantil.
A mudança faz parte do projeto de humanização da saúde pública idealizada pela Prefeitura de Aracaju. Segundo Renata Almeida, gerente da USF Fernando Sampaio, as unidades estão passando por essa mudança gradativa. “Essa iniciativa é parte do projeto de reforma das unidades. Além de embelezar, serve para proteger os muros de pichações e vandalismos”, salienta.
Moradores do bairro aprovam a iniciativa e consideram positiva a mudança no visual do prédio. “Estava passando por aqui e vi que estava bem diferente. Está mais alegre e agradável. Os desenhos estão bem elaborados e criativos. Antes o muro era branco, sem graça nenhuma”, descreve o autônomo Jeter Daniel dos Santos, morador do Castelo Branco.
O vice-prefeito de Aracaju e secretário Municipal de Saúde, Silvio Santos, explica algumas Unidades de Saúde estão sendo reformadas, mas o objetivo da SMS é ir além do cimento e da tinta. "Queremos estreitar cada vez mais nosso relacionamento com o usuário, humanizar o atendimento. Além disso, o local de trabalho fica mais alegre, vivo. E sem falar que a grafitagem evita a atuação de pichadores e valoriza os artistas locais", declara Silvio.
Valorização
O projeto de revitalizar as fachadas das Unidades de Saúde está sendo ainda uma vitrine para grafiteiros e aerografistas mostrarem seu talento. Silas Meneses ficou responsável pela criação e execução dos desenhos para o muro da USF Fernando Sampaio. “Procurei fazer desenhos educativos, que passem uma mensagem. Essa é uma ideia muito bacana. No começo, algumas pessoas não entendem, pensam que é pichação, mas aí vê que ficou bonito e aprova”, relata o aerografista.
E este não é o primeiro prédio a ter a aparência completamente modificada através da arte. Desde dezembro do ano passado, seis Unidades de Saúde da Família e um Posto de Atendimento de Aracaju já passaram pela revitalização, algumas delas, inclusive, com reformas maiores. Gradativamente, todas as Unidades de Saúde passarão pela mudança.