Secretários se reúnem com Sindicato dos Médicos

Saúde
29/08/2011 16h51

O secretário de Saúde de Aracaju, Silvio Santos, o secretário de Finanças, Jeferson Passos e a secretária de Administração, Lucivanda Nunes receberam representantes do Sindicato dos Médicos de Sergipe para mais uma mesa de negociações. A reunião aconteceu na manhã desta segunda-feira, 29, na Secretaria Municipal da Saúde.

Segundo o secretário municipal de Saúde, esta reunião já estava prevista no cronograma. "Conforme combinado nas negociações anteriores, que previa a reabertura dessa conversa agora em agosto, a mesa de negociações recebeu o Sindicato dos Médicos de Sergipe para negociar as reivindicações da categoria", afirma Silvio Santos.

Foi uma reunião pacífica, de continuidade, onde vários itens foram discutidos. Um dos pontos principais da conversa foi a solicitação do sindicato de avaliar o desempenho dos médicos. Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos, José Menezes, as questões serão levadas para os demais integrantes da classe.

"Nós vamos colocar para os colegas médicos em assembléia o que foi discutido aqui sobre a questão da avaliação de desempenho dos médicos. Nessa avaliação nós estamos querendo definir a atuação desses profissionais, o que será feito em conjunto: Sindicato e Secretaria", disse o presidente.

O secretário Silvio Santos afirma que as solicitações apresentadas pelo Sindicato já estão em análise. "Esse é um processo de construção. Entendemos a importância dessas reivindicações e, com o apoio do prefeito Edvaldo Nogueira, estamos trabalhando esse indicador", concluiu Silvio Santos.

Reuniões

Desde que assumiu o cargo de secretário municipal da Saúde, Silvio Santos abriu um canal de diálogo com todos os sindicatos da área de saúde. Representantes de várias classes já foram recebidos, entre eles, o Sindicato dos Enfermeiros, dos Trabalhadores da Saúde, dos Psicólogos, Agentes de Endemias, entre outros.

"Desde o início tenho investido em um diálogo aberto e franco com as categorias. Tenho ouvido reivindicações, feito levantamentos e atendido a várias dessas solicitações. Nada é feito da noite para o dia, esse é um processo de construção da melhoria. Sei que já melhoramos, mas vamos melhorar ainda mais", disse o secretário Silvio Santos.

Avanços

De novembro pra cá, a Prefeitura de Aracaju  tem atendido a diversas reivindicações de categorias. A mais recente foi a isonomia dos plantões para auxiliares e técnicos de enfermagem.  As duas categorias, que antes trabalhavam 12 plantões por mês, a partir de setembro irão trabalhar 11, no mesmo quantitativo de plantões dos enfermeiros, sem prejuízos à prestação de serviço.

"Consideramos a reivindicação justa desde o início e por isso fizemos o estudo e trouxemos esse resultado positivo. Entendemos que só há como humanizar o atendimento cuidando também do servidor e essa tem sido uma diretriz dessa gestão e o prefeito Edvaldo Nogueira tem sido sensível a isso, tornando possível seguir nesse canal de diálogo", diz o secretário de Saúde.