Reunião discute preparativos da Semana do Trânsito

Agência Aracaju de Notícias
29/08/2011 17h55

Representantes dos órgãos da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) se reuniram nesta segunda-feira, 29, para finalizar os preparativos da Semana Nacional de Trânsito 2011, que acontecerá de 18 a 25 de setembro. Com o tema central ‘A Década de Ações pela Segurança Viária - Juntos poderemos salvar milhões de Vidas', o objetivo principal do evento é diminuir o número de acidentes e gerar paz no trânsito.

Segundo a coordenadora da Educação para o Trânsito da SMTT, Selma Dantas, essa semana é importante para que as pessoas se conscientizem das responsabilidades que o trânsito exige. "Muitas pessoas acham que as regras e leis de trânsito são dispensáveis, mas é importante mostrar a população que elas precisam ser respeitadas, pois só assim conseguiremos um trânsito de paz", afirma ela.

A Semana Nacional de Trânsito oferecerá palestras nas instituições de ensino médio e superior, exposição de equipamentos de segurança, jogos e apresentação de campanhas educativas com a finalidade de conscientizar e educar as pessoas. "Os números de acidentes no trânsito crescem a cada dia, então, medidas educativas como esta são imprescindíveis" ressalva Rita Luz, psicóloga da Educação para o Trânsito da SMTT.

Rua Viva

No dia 22 de setembro, Dia Mundial sem Carro, iniciará o programa ‘Rua Viva' que, através de oficinas e atividades recreativas e culturais, tem a proposta de resgatar a cidadania e mostrar que a prioridade nas ruas são as pessoas. Segundo a coordenadora da Assessoria Técnica da Emsurb, Adenilde Gama, esse é o momento para humanizar as ruas. "As vias serão fechadas para que as pessoas possam usufruir das nossas atividades voltadas para o meio ambiente", conta ela.

Vários setores da Prefeitura Municipal de Aracaju estão envolvidos no projeto, com a proposta de abordar vários eixos, como ecologia, cidadania e saúde. Segundo a coordenadora da Promoção da Saúde da SMS, Sayonara Carvalho, as atividades também vão promover hábitos saudáveis. "Esse espaço será importante para a promoção da saúde através de um conjunto de ações que a Prefeitura está promovendo", explica.

Aulas da Academia da Cidade, passagem de curtas do Sistema Único de Saúde, apresentação de grupos de dança, oficinas de papel, distribuição de mudas e adubos químicos, prática de rapel e corrida de obstáculos, são algumas das programações da ‘Rua Viva', que ocorrerá no Centro da cidade e na Avenida 13 de julho, de 22 a 25 de setembro, das 7h às 17h.