Curso de Informática capacita para o mercado de trabalho

Formação para o Trabalho
30/08/2011 15h42
Início > Notícias > Curso de Informática capacita para o mercado de trabalho

Mais 20 cidadãos estão sendo capacitados no curso de Informática Básica oferecido pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). As aulas acontecem desde o dia 1º de agosto, na Unidade de Qualificação e Produção do Jardim Esperança. A previsão é que os participantes concluam o curso no dia 19 de setembro.

A diversificação de pessoas com idades variadas em sala de aula tem dado certo nos cursos da Fundat, principalmente pela troca de experiências. Na turma de Informática Básica, a faixa etária dos alunos vai dos 17 aos 64 anos. A maioria das pessoas que frequenta o treinamento em busca da capacitação deseja agregar o conhecimento à profissão, conquistar o primeiro emprego ou utilizá-lo no seu dia a dia.

Para o instrutor Maurício Santana, transmitir conhecimento para jovens, adultos e pessoas da melhor idade é um trabalho recompensador. "A gente também aprende. Com os jovens, visualizamos a garra e sonhos para o futuro, e com os alunos mais velhos, tenho cada vez mais a certeza de que a idade só nos faz perceber o quanto temos que continuar nossa luta", destacou.

Mercado de Trabalho

A consultora de beleza Maria Ivanira Andrade dos Santos, aluna do curso, aposta na Informática para dinamizar ainda mais o seu trabalho. "Quero aprimorar os meus conhecimentos e competir no mercado de trabalho. Eu mesma farei os pedidos dos produtos via Internet, além de poder organizar tabelas e os arquivos dos clientes", planeja a aluna.

A aposentada Fátima Maria de Oliveira Santos também entrou no curso para atualizar seus conhecimentos e não depender de terceiros para acessar a internet. "Quero eu mesma resolver a minha vida, sem precisar pedir a meus filhos para pagar minhas contas ou fazer qualquer coisa nos sites. Em praticamente um mês de aula já aprendi muita coisa. O instrutor é paciente e tem técnica para repassar os seus conhecimentos", afirma.

Relações interpessoais

Como nos demais cursos da Fundat, a turma obteve 10 horas/aula de relações humanas. As aulas foram ministradas pela instrutora Cléa Oliveira, que incentivou a turma a não desistir de seus objetivos. Além disso, os alunos aprenderam a confeccionar um currículo, dicas de comportamento diante de uma entrevista de trabalho, convivência em família, no ambiente de trabalho e na sociedade como um todo.