Comunidade escolar lamenta cancelamento do Desfile Cívico

Educação
30/08/2011 16h32
Início > Noticias > 47182

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) promoveu na manhã desta terça-feira, 30, uma reunião com coordenadores de escolas municipais, particulares e instituições parceiras do Desfile Cívico Estudantil para informar sobre a suspensão do evento, que iria acontecer na manhã do próximo dia 11 de setembro. Realizado na Rua Bahia, bairro Siqueira Campos, o desfile acontece tradicionalmente no domingo que antecede o 7 de setembro e teve data alterada em função da greve dos professores e da ameaça de boicote por parte do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema).

Em nota publicada pelo sindicato, foi garantida a execução de estratégias que inviabilizariam o apoio dos professores aos alunos antes e durante o desfile, o que tornaria frustrante para as crianças e adolescentes a ausência desses principais agentes executores da ação cívica que acaba por atrair milhares de sergipanos, em especial, moradores do bairro. De acordo com o secretário municipal da Educação, Antônio Bittencourt Júnior, a realização do Desfile Cívico Estudantil nesta conjuntura também comprometeria a qualidade do evento, conhecido como uma verdadeira aula pública sobre determinado tema, ministrada ao público que o congratula exercendo seu civismo e cidadania.

"Não podíamos colocar as escolas na avenida sem a qualidade que é marca deste tradicional desfile. Essa qualidade estava comprometida em razão da greve dos professores e, sobretudo, pela ação sistemática do Sindipema, que tentou de todas as formas persuadir contundentemente professores e, até os alunos, a boicotar a maior aula pública de civismo e de história e cultura da nossa cidade. Garanto que todo o investimento destinado à realização do Desfile será utilizado no evento do próximo ano e lamento a mobilização do sindicato contra a população de Aracaju", argumentou Bittencourt agradecendo às entidades parceiras por terem se solidarizado e compreendido esses impasses.

A comissão organizadora do Desfile Cívico também justificou os motivos que levaram a suspensão do evento. "Em virtude das dificuldades encontradas para mobilizar as unidades escolares, já que 50% das escolas não quiseram participar do desfile, a Semed decidiu, então, pela suspensão do evento excepcionalmente este ano. Consideramos também as escolas que optaram por participar do evento, mas vinham enfrentando dificuldades sem o apoio dos professores que estavam envolvidos com a greve, inclusive até mobilizando os alunos para apoiar o boicote", explicou e diretora de ensino da Semed, Antônia Arimatéia, membro da comissão.

Mobilização

Com a colaboração da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Capitania dos Portos de Sergipe, 28º Batalhão de Caçadores, Energisa, Secretaria Municipal de Assistência Social e da Saúde, através do SAMU, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito e outras instituições, a comissão organizadora do Desfile Cívico buscou estratégias para viabilizar a realização dos desfiles estudantis nas comunidades.

O diretor de trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Major Paulo César Paiva, lamentou o cancelamento do desfile realizado na Rua Bahia e deu algumas orientações aos coordenadores escolares. "As escolas devem enviar com antecedência aos órgãos de trânsito uma solicitação para realizar seus desfiles nas comunidades. Dessa forma, há maior probabilidade de suprirmos as demandas", disse.

Segundo o coordenador geral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João Teles Menezes, localizada no bairro 18 do Forte, a comunidade escolar vai receber a notícia da suspensão do desfile cívico com bastante tristeza, uma vez que os alunos já vinham se mobilizando há um bom tempo para o evento.

Tristeza

"Foi uma medida emergencial, mas nem por isso deixaremos de realizar outros desfiles e atender a algumas solicitações das prefeituras de outros municípios como, por exemplo, Rosário do Catete, que oficializou a participação da nossa banda para abrilhantar o desfile de 7 de setembro. Acrescento ainda que a escola já recebeu todo o uniforme enviado pela Semed e agora usaremos nos desfiles realizados em outras cidades, mediante apoio da rede municipal de ensino de Aracaju", contou.

Para a coordenadora geral da Emef Anísio Teixeira, Ednalva Santos Silva, o momento é de tristeza. "Estou muito triste com a suspensão do desfile cívico. Uma aluna nossa ia encabeçar o tema desta edição. E por respeito aos alunos e à comunidade, eu decidi não apoiar o boicote do Sindipema ao Desfile Cívico 2011. Nossos alunos estavam bastante empenhados, pois todos os anos fazemos desfiles na própria comunidade e apresentações no interior do Estado também, a exemplo de Lagarto", lamentou.