Homens recebem orientações para uma vida mais saudável

Saúde
30/08/2011 17h42
Início > Noticias > 47184

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa Saúde do Homem, promoveu na tarde desta quarta-feira, 30, no bairro Getimana, mais uma edição do ciclo de palestras ‘Orientações para uma vida saudável'. O evento, que aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) José Quintiliano e contou com a presença de cerca de 50 pessoas, teve como principal objetivo divulgar a prática de hábitos saudáveis para a prevenção de doenças.

Os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre hábitos nocivos à saúde como o tabagismo, a higiene inadequada e o perigo da automedicação. Segundo Francileide Lôbo, referência técnica do Programa Saúde do Homem, a palestra serviu de alerta para a população masculina. Ela declara que estatísticas recentes do Ministério da Saúde mostram que, no Brasil, os homens vivem bem menos que as mulheres.

"O principal motivo, além da violência, é o descuido com a própria saúde. Por isso, nesse ciclo de palestras, estamos reforçando que a saúde deve ser vista de maneira integral. Os homens devem sempre adotar cuidados como buscar ajuda médica, praticar exercícios físicos, fazer exames de rotina, manter uma alimentação equilibrada, procurar o sexo seguro e ficar longe dos vícios como drogas, cigarro e álcool", explica Francileide.

Prevenção

Para muitos, a palestra foi uma ótima oportunidade de aprender novos cuidados em saúde. O aposentado, José Franco, 64, elogiou a iniciativa. "A palestrante deixou claro que homens com idade avançada ou homens que tenham, na família, casos de câncer de próstata, devem fazer o exame médico. Ela também falou que o exame não muda a orientação sexual da pessoa. E isso é verdade, pois eu já passei pelo exame e sei que é um ato médico e não é nada demais. Acho que as pessoas devem entender que a saúde é nosso bem maior", diz o senhor José Franco. 

O mecânico Pedro Livramento, 68, também aprovou a palestra. "Ano passado tive dores de cabeça e febre alta, fui à Unidade de Saúde e então descobri que estava com dengue. Os médicos disseram que a minha sorte foi ter buscado ajuda rápido. Depois disso, passei a fazer exames com frequência para cuidar melhor da minha saúde", ressalta Pedro.

Agenda

Nas próximas semanas, o Programa Saúde do Homem seguirá visitando locais públicos como canteiros de obras, Unidades de Saúde da Família, feiras, escolas e supermercados. O secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, destaca que esse ciclo de palestras é uma ação importante, pois atua na prevenção de doenças.

"Os homens também adoecem, mas procuram menos as Unidades de Saúde do que as mulheres. Com atividades de socialização como essa tem sido possível conscientizar mais homens a fazer exames de rotina para evitar ou tratar de doenças como câncer de próstata, hipertensão, diabetes e outras enfermidades", afirma o secretário.