Visando a capacitação profissional dos cidadãos, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Fundação Municipal de Trabalho e Renda (Fundat), mantém diversos cursos em unidades da fundação e em sedes de instituições parceiras. Um destes 18 cursos é o de Culinária, realizado na unidade do bairro Inácio Barbosa.
Segundo o instrutor Renan Brito Mota, a área de culinária e gastronomia está em grande expansão no estado, e o crescimento dos setores turísticos torna indispensável a presença de profissionais qualificados. "As pessoas que treinamos saem daqui capacitadas para trabalhar em qualquer hotel ou restaurante, ou até abrir o próprio negócio", conta Renan.
O curso é gratuito e dura 22 dias. Durante as aulas, o foco é a preparação de pratos da região, além de comidas tradicionais da culinária internacional e alguns molhos. "O curso é de culinária básica, então não tem como foco pratos sofisticados, mas são abordados pratos à la carte e molhos especiais", explica Renan.
Preparação
A turma se envolve na preparação e criação de pratos, sempre sob o olhar atento do orientador. Homens e mulheres de diversas idades procuram o curso de culinária. Para Sueli Correia Santos, de 31, essa é uma boa chance de iniciar uma carreira. "Essa é uma ótima oportunidade que a Prefeitura está dando para a gente entrar no mercado de trabalho. Quero aprender, fazer todos os cursos que conseguir, para montar meu próprio restaurante", conta a aluna.
Na turma da qual Sueli faz parte, as mulheres predominam, mas homens também marcam presença. Thiago Lopes, de 30 anos, descende de família italiana e isso lhe deu motivação para participar do curso. "Meus avós são italianos, minha família toda tem esse interesse pelo lado gastronômico. É um privilégio aprender ao lado de tantas mulheres e aqui não há nenhuma discriminação, existe apenas um respeito mútuo entre todos", afirma Thiago.
Experiência
Os diversos cursos da Fundat são sempre realizados pro profissionais com bastante experiência em suas áreas. Renan trabalha há mais de 20 anos com gastronomia, e já chegou a preparar um jantar para o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, quando esteve em visita ao estado. "Não cozinhei para a atual presidente, ainda. Mas há um tempo, em uma das visitas de Lula a Sergipe, tive a oportunidade de preparar uma Picanha de Búfula que foi servida em um jantar no Palácio", lembra ele.