PMA divulga resultado final da seleção para pesquisa Viva

Administração
31/08/2011 09h41
Início > Noticias > 47190

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Administração (Semad), divulga o resultado final das provas do Processo Seletivo Simplificado para contratação, por tempo determinado, da equipe responsável pela pesquisa do Programa Federal de Prevenção de Violência e Promoção da Saúde do sistema do Inquérito VIVA 2011. A lista de aprovados está disponível no site da PMA, no banner 'Concursos e Seleções'.

Foram abertas 28 vagas, sendo duas para o cargo de supervisor, 24 para coletor de dados e duas para digitador. O objetivo da pesquisa é traçar um perfil das vítimas de violência e acidentes atendidas nas redes de urgência da capital, no intuito de priorizar as políticas do Sistema Único de Saúde (SUS) de prevenção à violência.

O contrato para realização da pesquisa terá a validade de um mês, entre os dias 1º e 30 de setembro de 2011, podendo ser prorrogado por igual período. A pesquisa será realizada em turnos ininterruptos das 7h às 19h e das 19h às 7h, nos serviços de Urgência e Emergência da Unidade de Atendimento Nestor Piva e no Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE).

Segunda fase

Finalizada a primeira fase de avaliação dos títulos, os selecionados iniciam a segunda fase: a capacitação para realização das atividades. "Essa fase de capacitação é essencial para que os selecionados consigam operacionalizar as atividades da pesquisa do Inquérito VIVA. Os aprovados receberão também o material de identificação composto por colete, pasta e crachá e um kit para trabalho de campo", ressaltou a Coordenadora de Promoção à Saúde da Secretaria Municipal, Sayonara Carvalho.

Política Nacional

Tomando a violência por um problema de saúde pública e, portanto, evitável, o Ministério da Saúde articula uma série de ações no intuito de agir na vigilância, promoção da saúde, prevenção de violências e acidentes e assistência às vítimas do problema. Entre essas ações está a criação da Rede Nacional de Prevenção das Violências e Promoção da Saúde, que existe na função de viabilizar a implantação de Núcleos de Prevenção à Violência em Estados e Municípios por todo o país.

 Em 2006, através do trabalho desses núcleos, o Ministério implementou o Sistema de Vigilância de Violência e Acidente (VIVA), uma ferramenta para obtenção de dados e divulgação de informações sobre violências e acidentes que possibilitam a visualização do impacto que esses problemas tem sobre os problemas de saúde pública de forma contínua.