Edvaldo vai à abertura da Conferência da Mulher

Agência Aracaju de Notícias
31/08/2011 14h19
Início > Noticias > 47194

Nesta quarta-feira, 31, o prefeito Edvaldo Nogueira participou da solenidade de abertura da III Conferência Municipal da Mulher, realizada no auditório do Iate Clube. O evento, organizado pelo Conselho Municipal da Mulher em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), contou com um público recorde de mais de 900 inscritos, entre representantes de entidades civis, membros de secretarias municipais e estaduais, além de profissionais e populares interessados sobre as questões das políticas públicas voltadas para as mulheres.

Na mesa de abertura do evento, Edvaldo Nogueira teve a oportunidade de ressaltar a importância de discutir abertamente sobre as principais questões ainda enfrentadas pelas mulheres. "Hoje, podemos nos orgulhar dos avanços que as mulheres conquistaram com muita luta e garra ao longo dos anos. Mas, mesmo com todas essas vitórias, as companheiras de fibra ainda enfrentam diversas dificuldades, seja no mercado de trabalho, no próprio lar e nos diversos âmbitos sociais. Por isso, é importante ampliar e organizar eventos para a permanente discussão desses assuntos", diz.

Para Edvaldo, a terceira edição do evento acontece em um momento importante para a história do país que, pela primeira vez, elegeu uma mulher para o cargo de chefe de estado da nação. "Basta observar no mundo e no país como as mulheres vêm conquistando cargos cada vez mais importantes. Nas universidades elas já se consolidam como a maioria do corpo discente, em grandes corporações as mulheres assumem os principais cargos de chefia e até no cenário político elas já passam a ganhar enorme expressividade. Em especial, pelo exemplo da nossa presidente Dilma Roussef que se consagra como a chefe de estado de umas principais nações do mundo", afirma o prefeito.

Coordenadoria

Como forma de ampliar o debate sobre as questões de gênero e propor a adoção de novas políticas públicas para o município, Edvaldo Nogueira anunciou a criação da nova Coordenadoria da Defesa da Mulher de Aracaju. "Já assinei o decreto para a criação da nova coordenadoria que será representada pela companheira Gleide Lessa. Ela ficará encarregada de me informar os anseios e as necessidades da população feminina da capital. Será o elo de comunicação entre as representantes da classe e a administração municipal, que terão cada vez mais espaço e abertura para questionar e propor medidas que ajudem na melhoria da sua qualidade de vida", informa Edvaldo.

Para Gleide Lessa, a criação da nova coordenadoria é um momento importante para todas as aracajuanas. "Uma conquista importante e que consagra a preocupação da atual gestão em desenvolver políticas e ações voltadas para a classe feminina. Sem dúvidas, a nova coordenadoria ouvirá quais os desejos, desafios e entraves que ainda hoje passam as mulheres e repassará essas informações para as unidades e coordenadorias do município. Dará vez e voz direta ao público feminino aracajuano", explica Gleide.

Integração

Para o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg , a terceira edição do evento está alcançando uma das suas principais metas que é possibilitar a discussão conjunta entre entidades civis e órgãos públicos sobre a questão das mulheres na capital. "A situação política, social, cultural e o papel da inserção das mulheres nesse contexto social deve ser debatido em conjunto com elas. Nada de separatismo ou centralização de decisões nas mãos das autoridades governamentais. É importante a participação da sociedade civil e a Prefeitura de Aracaju vem manifestando o interesse da ampliação desse debate. No caso, eventos dessa natureza se posicionam como ferramentas fundamentais para a concretização efetiva dessas questões", ressalta o secretário.

Até o final do evento, estima-se a participação de mais de 40 entidades do movimento feminino em atuação no estado de Sergipe. Para a presidente da ‘União Lésbica de Sergipe Greta Garbo', Rosângela Rosa Reis, a união de várias entidades no debate sobre políticas públicas mostra o avanço que o evento representa para a causa feminina no estado.

"Iniciativas como essas mostram o quanto o movimento feminino vem ganhando solidez e força no estado. Em conjunto com esses anseios, o poder público também vem demonstrando interesse e vontade de proporcionar novas medidas que ajudem nos avanços culturais, políticos e sociais para o público feminino", destaca Rosâgela.

Conferência

O tema central da Conferência irá abordar a análise da realidade brasileira: social, econômica, política, cultural e os desafios para a construção da igualdade de gênero, na perspectiva do fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres, e que contribuam para a erradicação da pobreza extrema e exercício pleno da cidadania pelas mulheres brasileiras. A partir desse tema, quatro subtemas serão destacados no evento, através da apresentação de oito grupos de trabalho, composto cada um deles por 121 membros.

Os subtemas irão abordar sobre ‘As formas de violência contra a mulher', ‘Educação inclusiva e não sexista', ‘Ocupação da mulher no espaço de poder' e ‘Saúde, direitos sexuais e reprodutivos da mulher'. As palestras acontecerão no Iate Clube de Aracaju e no Cotinguiba Esporte Clube.

Presenças

A mesa de abertura contou com a presença do secretário de Estado-Chefe da Casa Civil, Jorge Alberto Teles Prado; o secretário Municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg; as vereadoras Karla Trindade e Rosângela Santana; a presidente da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), Telma Pimentel; a presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos, Lucimara Passos; a secretária Especial de Políticas para as Mulheres do Estado de Sergipe (SEPM), Maria Teles dos Santos. Além da participação das senhoras Lurdinha do Lamarão e Mãe Marizete que representaram os grupos e entidades sociais presentes no evento.