Academia da Cidade conta com orientação nutricional

Saúde
31/08/2011 15h27
Início > Notícias > Academia da Cidade conta com orientação nutricional

Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Nutricionista, celebrado nesta quarta-feira, 31, estagiários do curso de Nutrição da Universidade Federal de Sergipe (USF) passam a participar das atividades no pólo do Programa Academia da Cidade do Orlando Dantas. Eles irão orientar os alunos para que tenham hábistos alimentares mais saudáveis.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, a participação dos estudantes deixa a atividade ainda mais positiva para os participantes. "A inserção de estagiários de Nutrição na Academia da Cidade é mais uma inovação da Prefeitura Municipal de Aracaju para estimular a qualidade de vida dos aracajuanos. Esses estagiários atuam ao lado dos educadores físicos, desenvolvendo avaliações nutricionais e avaliações do Índice de Massa Corporal (IMC) dos alunos da Academia da Cidade", destaca o secretário.  

A estagiária Nayra Varjão explica que as avaliações nutricionais e do IMC sinalizam nas pessoas riscos ou probabilidade de obesidade ou desnutrição. "Tiramos as medidas como o peso, altura,  circunferência do braço, cintura e quadril de cada um dos alunos cadastrados. Ao mesmo tempo, fazemos exercícios lúdicos para conhecermos e orientarmos sobre os hábitos alimentares de cada aluno", explica.

Além de Nayra, mais duas estagiárias da área auxiliam os educadores físicos. No Orlando Dantas, as atividades de Nutrição são realizadas nos dias de segunda, das 7h às 8h, e às sextas-feiras, das 16h às 18h.

"Dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), a inserção dos estudantes de Nutrição no Academia da Cidade é uma experiência inovadora no país. Com a integração entre educadores físicos e nutricionistas, o resultado é mais efetivo na qualidade vida dos frequentadores desses pólos. Um exemplo prático é que enquanto os educadores físicos estão desenvolvendo atividades e orientando os usuários quanto à redução localizada de gordura, os estagiários de Nutrição estão conversando sobre os hábitos alimentares daquelas pessoas", explica Silvio Santos.  

Estágio curricular

Desde novembro de 2010, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já incorporou à equipe de educadores físicos, estagiários do curso de Nutrição em três dos 17 pólos do Programa Academia da Cidade: nos bairros do Lamarão, Médici e, agora, no conjunto Orlando Dantas.

Segundo a coordenadora de Promoção à Saúde, Sayonara Carvalho, a presença de estagiários de Nutrição na Academia da Cidade e no Programa Saúde na Escola (PSE) foi possível a partir de convênio entre a PMA e o Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Sergipe (UFS). "A SMS oportuniza aos estudantes de Nutrição espaço para estágio curricular, da disciplina Nutrição em Saúde Coletiva, que é supervisionado pelo professores do curso", afirma.

Pesquisa

Essa experiência aracajuana será apresentada nacionalmente durante a Associação Brasileira ABRASCO/2011, para que outras capitais brasileiras possam reproduzir a ideia. O tema também motivou a educadora física do Programa Academia da Cidade, Maria Odete Mota, do Pólo Lamarão, a iniciar um projeto de pesquisa de campo intitulado "Práticas integrativas - alimentação saudável e atividade física, como estratégia para a promoção da saúde em Aracaju".

A professora apresentou o projeto no painel das experiências positivas das ações realizadas no Sistema Único de Saúde (SUS/Aracaju), durante o I Seminário do Programa Saúde na Escola: Integrando as Ações. "Estamos identificando que, com a interseção do estagiário de Nutrição da UFS no Pólo da Academia da Cidade no bairro Lamarão, os usuários ampliaram conhecimentos sobre alimentação saudável", apura a educadora física.