Conferência ressalta lutas femininas por igualdade

Família e Assistência Social
31/08/2011 16h47
Início > Notícias > Conferência ressalta lutas femininas por igualdade

"Essa é a maior expressão da ampliação do diálogo entre a Prefeitura de Aracaju e a sociedade". Assim a assessora da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República, Márcia Leporace, definiu a importância da III Conferência Municipal da Mulher, que acontece nesta quarta-feira, 31, no Iate Clube de Aracaju. O evento tem mais de 900 inscritos, representando os mais diversos segmentos sociais e entidades que atuam na causa da mulher.

Márcia Leporace ministrou a palestra principal da conferência, intitulada 'Autonomia e Igualdade da Mulher', lembrando que o tema defendido por ela no evento é também o eixo das políticas públicas para mulheres no governo da presidente Dilma Rousseff. Segundo ela, as ações do governo estarão focadas principalmente na busca da autonomia econômica das mulheres, para a eliminar a desigualdade ainda presente nesse campo.

"É no mercado de trabalho onde observamos as maiores desigualdades sofridas pelas mulheres. Embora elas estejam atuando em quase todos os segmentos, é sempre preterida quando disputa com homens cargos de comando, de decisão", disse Márcia.

Para o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, a conferência representa um momento importante em que as mulheres se reúnem para discutir questões  específicas e problemas que precisam ser traduzidos em ações para que sejam sanados. "A gestão do prefeito Edvaldo Nogueira é democrática. Portanto, as propostas que serão aprovadas nesta conferência servirão de referência de parâmetro para a construção das políticas públicas para as mulheres", afirmou Bosco Rolemberg.

A secretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Maria Teles, a conferência é de grande importância porque dá às mulheres vez, voz e voto. "É a partir dessa fala que poderemos construir um plano de governo, com a participação de movimentos sociais de gênero", reforçou a secretária.

Luta de décadas

Durante o evento, o prefeito Edvaldo Nogueira destacou a trajetória da mulher na sociedade. "Estou aqui hoje para reverenciar e agradecer a essas extraordinárias mulheres aracajuanas que se reúnem nesta conferência para fazer um balanço da trajetória vitoriosa. As mulheres, como ninguém na humanidade, foram as maiores vítimas da opressão, das desigualdades e dos preconceitos. Mas, elas não se conformaram e começaram a lutar para construir a igualdade com o homem, e continuam lutando e sempre sairão vencedoras", enfatizou o prefeito.

A presidente do Conselho Municipal da Mulher, Ângela Machado, destacou que a mulher atual já não é a mesma do passado, após tantas vitórias dos movimentos feministas. "Estamos crescendo enquanto cidadãs, e exemplo disso é o que estamos fazendo hoje aqui, discutindo questões que nos afetam diretamente, fundamentadas nos nossos direitos que precisam se tornar políticas públicas", disse.