Educação discute políticas públicas na III Conferência Municipal da Mulher

Educação
31/08/2011 15h05
Início > Notícias > Educação discute políticas públicas na III Conferência Municipal da Mulher

Com o objetivo de debater e deliberar políticas locais sobre gênero, dezenas de mulheres que integram a rede de ensino de Aracaju participaram na manhã desta quarta-feira, 31, no Iate Clube, da III Conferência Municipal da Mulher. O objetivo passou pela construção da igualdade, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, cultural e política. Realizado pelo Conselho Municipal da Mulher, o evento contou com a presenças das secretarias municipais da Educação (Semed) e da Assistência Social (Semasc) e participação de mais de 40 entidades do movimento social em atuação no Estado de Sergipe.

De acordo com o prefeito Edvaldo Nogueira, a capital sergipana está sendo presenteada ao servir de palco para discussões dessa natureza. "As mulheres estão ocupando um espaço cada vez maior na sociedade. Elas estão sendo referência nas universidades, nas grandes empresas e, principalmente, no cenário político. Sobretudo, ainda são vítimas de preconceito, motivo pelo qual nos reunimos hoje para celebrar as conquistas já alcançadas, mediante a busca pela igualdade de direitos", ressaltou o prefeito, que anunciou a criação da nova Coordenadoria da Defesa da Mulher de Aracaju.

Congresso

A partir da análise da atuação da mulher na sociedade, no âmbito social, econômico, político e cultural, quatro subtemas foram destacados no evento, através da apresentação de oito grupos de trabalho, composto cada um deles por 121 membros. Os subtemas trataram de temáticas diversas, a exemplo de ‘As formas de violência contra a mulher' e ‘Educação inclusiva e não sexista'.

Para a conselheira dos direitos da mulher e técnica do departamento de recursos humanos da Semed, Genalva de Jesus Santos, as discussões e ações concretizadas na Conferência Municipal servirão de referência para a Conferência Estadual que acontecerá em outubro. "Só em termos de representatividade no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, garantimos que questões relacionadas à educação sejam consideradas, no sentido de fazermos notório o papel da mulher na tarefa de promover uma educação de qualidade", declarou a conselheira.  

Presenças

A III Conferência Municipal da Mulher também contou com a presença do secretário de Estado-Chefe da Casa Civil, Jorge Alberto Teles Prado; do secretário Municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg; das vereadoras Karla Trindade e Rosângela Santana; da presidente da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), Telma Pimentel; da presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos, Lucimara Passos; da secretária Especial de Políticas para as Mulheres do Estado de Sergipe (SEPM), Maria Teles dos Santos.