Unidades de ensino vão participar de Gincana Recreativa

Educação
31/08/2011 17h53
Início > Noticias > 47203

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) recebeu, na tarde desta quarta-feira 31, o corpo docente do curso de licenciatura em Educação Física da Faculdade de Sergipe (Fase/Estácio) para avaliar a possibilidade de intervenção acadêmica nas atividades recreativas da rede de ensino de Aracaju. A proposta é realizar uma gincana recreativa na Semana da Criança, no mês de outubro, para cerca de 400 alunos que estudam do 6º ao 9º ano em dez unidades de ensino.

Na reunião, os coordenadores escolares tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o projeto e entender quais serão as atribuições das unidades envolvidas. Além disso, o Parque Governador Augusto Franco (Sementeira) ficou definido como local de realização do evento, que provavelmente deverá acontecer no dia 7 de outubro. De acordo com a professora da FASE, Márcia Mendes Correia, o objetivo dessa intervenção é possibilitar a interação entre os acadêmicos de Educação Física com os estudantes da rede municipal de ensino.

"A gincana foi idealizada pela coordenação do curso de Educação Física da FASE, através das disciplinas ‘Recreação e Lazer' e Prática de Ensino'. Nessa atividade, os acadêmicos terão a oportunidade de orientar os estudantes nas diversas atividades que o projeto irá propor. Será mais uma forma de avaliar os acadêmicos com base nas competências das duas disciplinas", afirmou a professora, informando que a faculdade pretende formalizar um convênio de estágio com a Semed para ampliar iniciativas semelhantes.

Entusiasmo

Segundo a coordenadora de projetos da Semed, Valdinete Paes, as unidades selecionadas foram as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Laonte Gama da Silva, Maria Thétis Nunes, Sabino Ribeiro, Santa Rita de Cássia, Sérgio Francisco da Silva, Anísio Teixeira, Dr. Carvalho Neto, Presidente Juscelino Kubitschek, Presidente Vargas e Professor Alcebíades Melo Vilas Boas.

"Acredito que essa iniciativa abre mais uma porta de relação entre a escola e a Academia. Por meio dessa relação aproximada, os estudantes da rede terão mais uma ferramenta pedagógica, a gincana recreativa, cuja linguagem é bastante atrativa para os alunos. Precisamos aproximar cada vez mais a linguagem da secretaria com a do mundo universitário porque os acadêmicos serão, em breve, os nossos profissionais de ensino", argumentou.

O coordenador administrativo da Emef Anísio Teixeira, André Fernandes, demonstrou grande entusiasmo ao conhecer a iniciativa. "Já confirmei a participação da nossa escola. Os estudantes adoram participar de atividades recreativas. Na Semana da Criança, participamos de todas as ações realizadas pela secretaria e, ainda, desenvolvemos um cronograma de campeonatos de vídeo-game e esportes, teatro, festival de picolé e outros. Dentro dessas propostas, vamos separar um dia para participar da gincana recreativa. Faremos a escolha dos 40 alunos de modo a atender aos requisitos das provas da gincana", afirma.