Educadores físicos têm papel importante no município

Saúde
01/09/2011 10h23
Início > Notícias > Educadores físicos têm papel importante no município

Nesta quinta-feira, 1º de setembro, é comemorado o Dia Nacional do Professor de Educação Física, profissional responsável por planejar os programas de exercícios físicos e orientar todas as pessoas que desejam se exercitar de forma correta.

A data é comemorada desde 1998, quando a profissão foi regulamentada pela lei federal de nº 9.696/98, que estabelece a atuação do professor de Educação Física nos variados locais, como em escolas, clubes, academias, universidades entre outros.

Em Aracaju, o educador físico se tornou referência nacional através do programa Academia da Cidade.  O coordenador de Atividades Físicas do Programa, Magno Carvalho, explica que o profissional precisa desempenhar diversas funções de apoio aos alunos do programa.

"Ela trabalha, num sentido amplo, com prevenção e tratamento de doenças crônico-degenerativas, no contexto terapêutico, e também é fundamental na formação básica do ser humano, devido à atuação no contexto psicossocial, no conhecimento corporal e suas possibilidades de ação e suas limitações", diz Magno Carvalho.

Academia da Cidade

As ações de Atenção à Saúde no município têm promovido uma ampliação nos programas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que oferece, de forma prática e gratuita, atividades físicas orientadas pelos educadores nos programas da Rede de Saúde Mental, Ginástica Laboral através da Saúde do Trabalhador e do programa Academia da Cidade. Atividades como alongamento, caminhadas, ginásticas aeróbica e localizada são algumas das práticas oferecidas.

Fruto da parceria entre a SMS e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Academia da Cidade se firmou, desde 2004, como uma verdadeira academia pública, em que o cidadão tem acesso a orientações físicas e nutricionais, com o objetivo de melhorar a saúde física e os hábitos alimentares.

O secretário municipal da Saúde, Silvio Santos, destaca que o educador físico tem sido uma das prioridades da gestão. "Demonstramos nosso compromisso com a categoria através da seleção pública, em 2010, para o cargo de educador físico em saúde, ampliando a carga horária, remuneração e vagas previamente pensadas para que o referido profissional possa manter a qualidade efetiva dos programas da saúde. Esse está sendo um desafio na nossa gestão que tem contado com total apoio do prefeito Edvaldo Nogueira", ressalta Silvio Santos.

Atuação

Atualmente, o educador físico está inserido nas atividades de 17 pólos da Academia da Cidade. Um elenco que deve ser ampliado com a previsão de três novos pólos. Diante dessa reconfiguração do conceito de saúde e do reconhecimento do exercício físico na constituição da qualidade de vida, a temática da atividade física como política pública para promoção da saúde e qualidade de vida tem sido incluída nas aulas de Educação Física de muitas escolas.

Segundo a coordenadora do Programa de Promoção a Saúde, Sayonara Carvalho, a prática também foi adotada na rede municipal de ensino. "Essa discussão nas escolas vem no sentido de esclarecer as possibilidades de atuação desse profissional e a importância da prática regular de atividade física, além do direito da população em compreender e ter acesso a essa política" informa a coordenadora.

A professora de educação física, Danielle Maia, conta que a escolha pela profissão começou bem antes de ingressar na universidade. "Após iniciar nessa profissão minha visão de comunidade mudou. É trabalhar da melhor maneira para o próximo, pois reconheço que não fazemos apenas a parte técnica, mas também lhe damos com a parte emocional da pessoa", reconhece a profissional, que há sete anos é professora do pólo do bairro Industrial da Academia da Cidade.

Reconhecimento

O resultado desse esforço foi reconhecido pelo governo federal que transformou o Programa Academia da Cidade em um dos modelos para o Ministério da Saúde ao lançar em nível nacional o Programa Academia da Saúde, que tem proposta similar ao desenvolvido em Aracaju, comprovando os avanços da área junto à prevenção e promoção à saúde.

"Por todos esses motivos, parabenizamos a todos que fazem a Promoção à Saúde, a todos os educadores físicos que vem atuando de uma forma efetiva, integral e, acima de tudo, humana. Não iremos medir esforços para que este programa que levam qualidade de vida seja ampliado nos bairros da capital", finaliza Silvio Santos.