Escola Municipal promove debate sobre violência

Educação
01/09/2011 17h44
Início > Noticias > 47216

Nessa sexta-feira, 2, a partir das 8h30, professores, coordenadores escolares, conselheiros tutelares e alunos acompanhados pelos pais estarão reunidos no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Juscelino Kubitschek, localizada no bairro Coroa do Meio, para discutir sobre os prejuízos ocasionados pelos atos de violência, em especial, os praticados e vivenciados no ambiente escolar.

O encontro, que também contará com a presença de técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed), será realizado em virtude do fato ocorrido na manhã dessa quarta-feira, 31, na unidade escolar, em que um aluno de 17 anos ameaçou agredir um professor, em decorrência de uma nota baixa. De acordo com a diretora de ensino da Semed, Maria Antônia de Arimatéia, o momento é oportuno para conscientizar a comunidade escolar sobre a problemática da violência e destacar a importância de ações efetivas em prol da educação para a paz, a exemplo do projeto SOS Coroa do Meio.

"O projeto, coordenado pela Semed, é desenvolvido em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE), através do Núcleo de Apoio à Infância e Adolescência (Naia), entidades religiosas e órgãos públicos. Através da iniciativa, os alunos matriculados na escola JK estão discutindo temas transversais, como a preservação do meio ambiente, a importância da amizade e da generosidade, sendo que tais conteúdos têm ênfase nos valores humanos e despertam o protagonismo e a cidadania", ressaltou a diretora.

Para melhor disseminar a cultura na não violência, 10 escolas da rede municipal de ensino são contempladas com o projeto Escola Aberta, que promove nos finais de semana, inclusive nas férias e feriados, diversas atividades nas áreas de educação, lazer, cultura e arte. O projeto favorece moradores das localidades em que estão inseridas as escolas, com a oferta de oficinas esportivas, como futsal e handebol, e de trabalho, a exemplo de biscuit, costura, bordado, vagonite e velas decoradas.

Comissões

Uma ‘Comissão de Prevenção e Enfretamento à Violência nas Escolas' foi criada para discutir e apontar medidas em benefício de professores, coordenadores escolares, servidores e alunos das escolas públicas da rede municipal e estadual de ensino de Aracaju. Além da Semed, o grupo é formado por representantes do MPE; da Secretaria de Estado da Educação (SEED); dos conselhos Estadual e Municipal da Educação; Conselho Tutelar; Polícia Militar de Sergipe; e Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema).

Outra comissão de enfrentamento à violência tem favorecido a comunidade escolar que tem a Emef. Deputado Jaime Araújo, localizada no bairro Soledade, seu principal espaço de aprendizagem. É formada por representantes da Semed, Associação de Moradores, Conselho de Saúde, Posto Policial, Conselho de Segurança, Centro de Referência da Assistência Social Carlos Hardman Cortes, Conselho Tutelar e entidades religiosas.