Após a ação de vândalos que invadiram, no último domingo, 28, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Júlio Prado Vasconcelos, localizada no bairro São Conrado, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), enviou ao local uma equipe técnica que está realizando serviços elétricos, de carpintaria e reparos diversos. O objetivo é dinamizar o trabalho para que em breve as 210 crianças, com idade entre 5 meses e 5 anos, possam retomar suas atividades escolares e os pais, por sua vez, tenham sua rotina diária normalizada.
Enquanto trabalha com afinco, o carpinteiro Júlio da Silva detalha os principais prejuízos ocasionados pela invasão. "Em consequência do ato irresponsável dos vândalos, estamos restaurando todas as portas arrombadas, fechaduras, dobradiças e batentes. O ideal é que toda a comunidade, em especial, os alunos, possa visualizar novamente o colorido que tornava este ambiente escolar tão convidativo", declarou o trabalhador.
Ao constatar o grau de destruição das paredes incendiadas, o pedreiro José Domingos dos Santos trabalha incessantemente no reboco das áreas afofadas com a ação do fogo. A próxima etapa consiste na pintura e na restauração dos rodapés de madeira. "O estrago da parte elétrica se deu com a queima de reatores, lâmpadas, interruptores, tomadas e fiações. Além disso, estamos trocando o disjuntor tripolar que teve seus polos estourados após o curto circuito, daí a falta de energia em três salas, duas delas onde funcionam os berçários", ressaltou o eletricista Lisaldo Santos.
Recolhidos os materiais, como liquidificador industrial, bebedouros e máquinas de lavar, cinco prestadoras de serviço trabalham na limpeza da cozinha enquanto um guarda municipal se mantém em prontidão para garantir a ordem e a segurança no local. "Desde o ocorrido, nos mantivemos a disposição da escola das 7h às 18h, para assegurar que nenhum outro feito dessa natureza fosse repetido. Para garantir a tranquilidade na região, quatro guardas municipais estão realizando rondas numa viatura que percorre as ruas dos bairros São Conrado, Orlando Dantas e Santa Maria", esclareceu o guarda municipal Tiago Cruz.
Denúncia
Enquanto acompanhava os trabalhos de restauração da creche Júlio Prado Vasconcelos, a coordenadora administrativa Sônia Lúcia Santana recebeu alguns pais de alunos interessados no pleno andamento das obras. "Os familiares das crianças estão ansiosos pelo reinício das aulas, embora ainda estejam indignados com o ato de vandalismo que tanto prejudicou nossas crianças. Em nome delas, registro o meu apelo à população para que denuncie os responsáveis por tamanho ato de crueldade", solicitou Sônia Lúcia Santana.