Transparência. Este é um dos principais fundamentos da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira que, nesta quinta-feira, 1º, assinou o decreto de nº 3.624, convocando a realização da 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social (Consocial) do município de Aracaju.
De acordo com o decreto, a conferência, que vem acontecendo em diversos municípios do país, deve acontecer durante os dias 25 e 26 de outubro, e servirá como etapa preparatória para a Conferência Nacional, convocada pela presidente Dilma Rousseff para ser realizada no mesmo mês. Entre os principais objetivos da 1ª Consocial do município estão a promoção da transparência e o incentivo à participação da sociedade no monitoramento da gestão.
Segundo o prefeito Edvaldo Nogueira, o evento possui as mesmas diretrizes seguidas pela Prefeitura de Aracaju, no que diz respeito à clareza das ações desenvolvidas e divulgação do trabalho feito pela administração municipal.
"A conferência incentiva a discussão sobre mecanismos de controle social e transparência no serviço público, estimulando os gestores a dar cada vez mais visibilidade às suas ações e incentivando a sociedade civil a acompanhar e controlar a gestão pública. Em Aracaju, já demos passos muito importantes no sentido da transparência da nossa gestão, disponibilizando o acompanhamento online de nossos serviços", lembra o prefeito.
Além de promover maior interação entre o poder público e a população, o evento também pretende propor debates sobre medidas de prevenção e combate à corrupção, envolvendo governo, empresas e a sociedade civil.
A 1ª Consocial de Aracaju será realizada pela Secretaria Municipal de Controle Interno, em conjunto com as secretarias municipais de Governo, Comunicação, Participação Popular, Finanças e Planejamento.