Nesta próxima segunda-feira, 5, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), vai iniciar as obras de construção da primeira etapa do canal Beira Mar, no bairro Atalaia. Por conta do volume de máquinas no local, a previsão é de que o trânsito fique lento nas proximidades do terminal zona sul.
Em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério de Integração, a iniciativa representa um investimento de R$ 4.163.699,33 e vai implantar cerca de 600 metros de canais entre a Maré do Apicum e a avenida Hildete Falcão. Segundo o presidente da Emurb, o engenheiro Osvaldo Nascimento, a medida é uma das etapas de um amplo projeto de combate aos pontos de alagamento da zona de Expansão da capital.
"Esse é um passo importante para solucionar os problemas de alagamento em parte da zona de Expansão e no bairro Atalaia. Essa obra faz parte do conjunto de ações, que compreende, ainda, a construção da segunda etapa do canal Costa do Sol e do Beira Mar, adotadas pela Prefeitura de Aracaju para equacionar os alagamentos em algumas áreas ao longo da Rodovia dos Náufragos até o Tecarmo. Para esses dois canais a administração municipal captou recursos junto ao Governo Federal, onde já vamos iniciar a primeira etapa agora e a outra parte em breve", antecipa Osvaldo.
Trânsito
O presidente da Emurb ainda acrescenta que, diante da complexidade da obra e do tempo de execução, que é de 240 dias, a iniciativa pode trazer transtornos para os condutores de veículos que utilizam as avenidas Beira Mar e Heráclito Rolemberg. Em parceria com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o órgão preparou um cronograma de execução com desvios alternativos para minimizar o impacto da obra para o trânsito na zona sul.
"Durante essa primeira semana não teremos desvios no tráfego de veículos, mas a circulação deverá ficar lenta, por causa do volume de máquinas que estarão trafegando no entorno. As alterações que serão feitas durante o tempo de execução da obra serão avisadas com antecedência à comunidade para minimizar os transtornos. O objetivo é reduzir ao máximo os impactos que uma iniciativa dessa magnitude pode ocasionar para a mobilidade urbana", explica Osvaldo Nascimento.
Benefícios
Em detrimento ao impacto das obras para o tráfego no bairro Atalaia, o presidente da Emurb ressalta a importância da iniciativa para a melhoria da qualidade de vida da população da zona de expansão da capital. "É uma obra complexa, que demanda um tempo de execução maior, mas o mais importante é destacar os benefícios que a ação vai proporcionar para os moradores da zona de Expansão da capital, já que o canal vai captar um volume maior de águas pluviais e, consequentemente, reduzir a formação de pontos de alagamento na região", conclui o engenheiro.