Alunos da rede municipal visitam o Aterro Controlado do Santa Maria

Serviços Urbanos
02/09/2011 16h39
Início > Noticias > 47235

Conhecer lugares é uma experiência de vida que expande o conhecimento e dá uma perspectiva detalhada as relações humanas. Foi pensando nisso que a Escola Municipal Olga Benário decidiu levar dezenas de estudantes do ensino fundamental para conhecer as atividades do Aterro Controlado do Santa Maria. A visita, acompanhada pelo coordenador do aterro, Reinaldo Souza, atraiu a atenção e mexeu com a consciência dos jovens. "Muita gente não sabe a importância de preservar o planeta. Todos nós precisamos nos unir", disse Brenda Silva, estudante da 8ª série.

A visita foi autorizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços (Emsurb), que analisou o cunho pedagógico da atividade como forma de conscientizar os alunos para a importância de preservar o meio ambiente e alertá-los para as ações alternativas que reduzem a quantidade de resíduos descartados, como a reciclagem, a coleta seletiva e a compostagem. "A reciclagem é hoje uma das grandes apostas para reduzir a quantidade de resíduos descartados. É através do reaproveitamento de materiais que vamos aumentando a consciência do cidadão, inserindo neste caso a coleta seletiva", registra Reinaldo.

O coordenador do Aterro Controlado explicou aos alunos todo o processo de controle dos resíduos. "Em primeiro lugar o caminhão quando chega ao aterro é pesado para termos a exata quantidade do que está sendo descartado. Em seguida o material é descartado em uma área de operação que recebe uma cobertura. Aqui é um aterro controlado", enfatizou Reinaldo Souza.

Os alunos tiveram ainda a oportunidade conhecer o projeto de produção de compostagem. "Achei muito interessante porque eu achava que tudo ia para o lixo. Foi bom saber que o resto de comida e outras coisas podem ser reaproveitados", falou Brenda Silva, que durante todo o caminho percorrido fez questão de registrar em fotos a presença de seus colegas e professoras. "Todas essas fotos vão servir para mostrar que viemos aqui e aprendemos", coloca.

Reciclagem

Já o estudante Ronald de Jesus, da 5ª série, disse que em sua casa todos aprenderam a fazer a separação dos resíduos. "Aprendi na escola a importância de preservar o meio ambiente. Um dia comprei uns baldes e comecei a separar o lixo. Mostrei a minha mãe como era e agora todos fazem lá em casa. Gostei muito dessa visita porque aprendi mais e deu pra ver a realidade", destaca.

A coordenadora Itamara Leite, uma das responsáveis pela execução do projeto "Se Ligue e Recicle", que tem realizado diversas ações ambientais na escola destaca a importância da visita. "Tudo começou na escola e agora estamos expandindo o conhecimento desses alunos com visitas e outras ações, a exemplo de uma caminhada que estamos promovendo no bairro Santos Dumont", disse. O projeto teve início em agosto de 2010 com um grupo de alunos e atualmente envolve todas as séries dos três turnos.