Capacitar os profissionais da rede municipal de Saúde, visando a melhoria dos serviços prestados. Foi com esse objetivo que o Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou uma oficina para os trabalhadores do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), do Centro de Especialidades Médicas (Cemar) Siqueira Campos.
A aula aconteceu na última sexta-feira, 02, no Centro de Educação Permanente e visou potencializar o uso do formulário de atendimento eletrônico para monitoramento de doenças sexualmente transmissíveis em Aracaju. De acordo com Andrey Lemos, coordenador do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, o uso do ‘Sistema de Informação para o Centro de Testagem e Aconselhamento' (SI-CTA) foi o motivo do encontro.
Ele explica que o SI-CTA é um importante programa desenvolvido pelo Ministério da Saúde para acompanhar indicadores e estatísticas em saúde de todo Brasil. "Desde 2002 utilizamos em Aracaju esse programa como ferramenta de trabalho. A capacitação de hoje é uma oportunidade dos trabalhadores do CTA tirarem dúvidas e potencializarem a capacidade de uso desse Sistema de Informação", destaca Silvio Santos, secretário municipal de Saúde.
"É importante destacar que todo planejamento das ações do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais é fundamentado e orientado nos dados mensurados nesse sistema e aprimorando de seu uso podemos atender melhor as demandas dos usuários do SUS na Capital", afirma Andrey Lemos.
SI-CTA
A assistente social Dilmara Cruz, conta que trabalha há 4 anos no Centro de Testagem como aconselhadora. Ela afirma que aprofundou seu conhecimento sobre o SI-CTA, ferramenta que já faz parte da rotina de elaboração de relatórios e planejamento de intervenções junto a grupos como profissionais do sexo, moradores de rua, pessoas contaminadas com HIV e outros.
"As atividades realizadas abordaram questões essenciais do nosso trabalho cotidiano com o uso desse sistema de informação. Na oficina, pudemos compartilhar o trabalho que está sendo desenvolvido, assim como compartilhar maneiras de facilitá-lo. Acredito que momentos como estes são fundamentais para que fiquemos preparados para tomar decisões e solucionar problemas, aperfeiçoando assim os serviços prestados à população", disse a assistente social.