Técnicos se preparam para 2º Seminário do PSE

Saúde
05/09/2011 16h44
Início > Notícias > Técnicos se preparam para 2º Seminário do PSE

Na manhã desta segunda-feira, 5, técnicos das secretarias municipal de Saúde (SMS) e de Educação (semed) estiveram reunidos para acertar os últimos preparativos para o 2º Seminário do Programa Saúde na Escola (PSE): integração de ações. O encontro aconteceu no auditório da Semed.

O 2º Seminário do PSE vai acontecer no dia 27 de setembro, com local ainda a ser definido. Este ano, durante o seminário serão discutidos temas como deficiências dos estudantes e a cultura de paz. A reunião foi dirigida pelas técnicas do PSE/SMS, Agda Oliveira e Sandra Helena, e contou com a presença de 26 coordenadores de escolas municipais e estaduais cadastradas no PSE.

"Trocamos informações sobre as ações que cada escola está desenvolvendo do plano de ações do PSE de Aracaju de 2011, definimos o perfil dos técnicos que deverão participar do 2º Seminário do PSE e ainda socializamos informações a respeito do próprio seminário", explica Agda Oliveira.

Segundo a referência técnica do Programa de Saúde na Escola da SMS-Aracaju, Sandra Helena, a junção entre as duas secretarias sempre mostra bons resultados. "Durante todo ano de 2010 e 2011, as duas secretarias têm demonstrado persistência nas ações intersetoriais nas escolas. Temos uma agenda rica de experiências que envolvem os profissionais dessas duas pastas", afirma.

Seminário

Em maço deste ano a PMA reuniu mais de 300 participantes durante o 1º Seminário do PSE. O evento promoveu oficinas temáticas, palestras e debates sobre três eixos básicos do PSE. "Como resultado final do primeiro seminário do PSE de Aracaju, os participantes aprovaram o Plano de Trabalho, que está em execução. Os temas centrais desse plano englobaram avaliação das condições de saúde das crianças, adolescentes e jovens, promoção da saúde e prevenção de DSTs e Aids, além da cultura de paz e prevenção das violências", conta Agda Oliveira.

Com o PSE, segundo o secretário Municipal de Saúde, Silvio Santos, as secretarias têm contribuído para consolidar na Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) as políticas públicas intersetoriais. "Essas ações integrativas fortalecem a presença e o papel do poder público na vida da população. Em Aracaju, o PSE está em pleno desenvolvimento para levar a saúde direto às escolas, contribuindo para melhorar o desempenho escolar das crianças e atuando na prevenção de doenças", destaca o secretário.

PSE

O PSE foi instituído nacionalmente pela parceria dos Ministérios da Saúde e da Educação com o objetivo de articular e integrar ações desenvolvidas nas escolas e nas Unidades de Saúde da Família. O município de Aracaju aderiu ao programa nacional em 2008, quando foram cadastradas 19 equipes de Saúde da Família. Este ano, o PSE conta com 89 Equipes de Saúde da Família (ESF) de 25 Unidades de Saúde da Família (USF). e 27 estabelecimentos de ensino.