Comitê de Arborização reúne representantes

Serviços Urbanos
05/09/2011 17h27
Início > Noticias > 47256

Mensalmente, o Comitê Consultivo de Arborização do Município de Aracaju se reúne para debater diretrizes e ações com todos os seus representantes. A reunião deste mês de setembro aconteceu nesta segunda-feira, 5, no auditório da Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease).

Segundo o gerente de Áreas Verdes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Francisco Ney, a intenção é reforçar as ações desenvolvidas pelo grupo. "Estamos aprofundando cada vez mais o debate e fortalecendo a atuação do comitê", destaca Francisco Ney,

Durante o encontro, foram levantadas questões relacionadas à participação do cidadão. "Sempre recebemos na Emsurb mensagens de cidadãos que, cada vez mais, estão se preocupando com a arborização da cidade. São pessoas engajadas, comprometidas e que demonstram um senso crítico aguçado", enfatiza Ney.

A situação das árvores espalhadas pelos locais públicos da cidade também foi discutida. "O plantio na cidade de Aracaju começou de maneira significativa a partir do projeto Plantando Cidadania. Muitas árvores estão chegando ao final de sua vida útil e estamos atentos a essa realidade. Para tanto estamos substituindo algumas delas e acrescentando milhares de outras em todas as áreas de Aracaju", informa Francisco Ney.

A engenheira agrônoma Fernanda Matos, que faz parte da equipe de Áreas Verdes da Emsurb, também levou para o comitê a ampliação e utilização da técnica de compostagem. "Vamos utilizar a cada mês uma média de uma tonelada de adubo proveniente da compostagem. É um adubo muito bom, rico em nutrientes e que contribuiu para o rápido crescimento das espécies arbóreas", disse.

Comitê

O Comitê, criado através do decreto nº 2.270/09 e com sua composição alterada também por decreto de nº 3.474/11, conta com nove representantes da sociedade civil e nove representantes do poder público. O Comitê é composto por funcionários da UFS, Unit, Secretaria Municipal de Planejamento, Emurb, Embrapa, Adema, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SE), Ibama, Sociedade Semear, Instituto Vida Ativa e Ciclo Urbano.