‘AABB Comunidade' reinicia atividades

Educação
05/09/2011 17h54
Início > Noticias > 47258

Durante as tardes de terça a sexta-feira, cerca de 300 estudantes com idade entre 7 e 18 anos, inseridos em quatro escolas da rede municipal de ensino localizadas na Zona de Expansão de Aracaju participam de atividades lúdicas e aprimoram conhecimentos sobre saúde, higiene, esporte e linguagens artísticas. Eles estão inseridos no projeto AABB Comunidade, que promove educação complementar com vistas à inserção social de meninos e meninas em situação social vulnerável.

Além disso, oficinas de vôlei, artes, produção de texto, dança e educação ambiental também integram a programação do ‘AABB Comunidade', um projeto da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) com a parceria da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed). De acordo com a coordenadora administrativa do projeto na capital, Ana Zilda Ribeiro, a iniciativa visa à valorização da cultura e o acesso à cidadania.

"As atividades, que são baseadas numa política de inclusão, vêm trazendo grandes benefícios para os estudantes que participam das oficinas. Os efeitos são percebidos na convivência contínua com eles e ao monitorarmos o desenvolvimento escolar de cada um", explicou a coordenadora.

O professor de artes Alex de Araújo, que ministra oficina de modelagem, destaca o caráter socioeducativo do projeto. "Todas as atividades procuram socializar as crianças e dar a elas noção de valores, como respeito, educação, esforço e resistência. Além disso, neste tipo de oficina, eles aprendem a alcançar um objetivo através da calma e concentração, descobrindo novas potencialidades", enfatizou.

Gilmar Santiago estuda a 2ª série na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Tenisson Ribeiro, disse se divertir bastante com as atividades. "Futebol e capoeira são as oficinas que mais gosto. Depois de uma manhã estudando, venho me distrair participando das brincadeiras do projeto", contou. Aniele dos Santos estuda na mesma escola e participa do projeto há quatro anos. "Procuro não perder nenhum dia das oficinas. Gosto deste espaço e das brincadeiras", disse a menina.

Projeto

As AABBs estão presentes em quase todos os municípios onde existem agências do Banco do Brasil. O Programa Integração AABB Comunidade objetiva melhor utilizar os espaços ociosos das associações atléticas e tem como foco a ludicidade, a pedagogia de direitos e a leitura da realidade social do educando, da família e da comunidade. Para garantir o bom andamento das atividades do projeto, a Semed oferece suporte na contratação dos educadores, na alimentação e transporte dos estudantes.