A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), tem dado continuidade ao plantio de árvores na cidade. O trabalho faz parte do projeto Plantando Cidadania e tem como objetivo ampliar o número de espécies arbóreas em todas as áreas de Aracaju. Nesta terça-feira, 6, a equipe de Áreas Verdes atuou em parte da reconstrução do novo calçadão da avenida Beira Mar.
A engenheira agrônoma Fernanda Matos, responsável pelo acompanhamento dos plantios executados na cidade, informou que serão plantados em média 150 mudas no local. "Ao longo de toda a extensão do calçadão está previsto o plantio de 150 árvores, entre espécies de mata atlântica, frutíferas e exóticas", disse.
"Diariamente estamos plantando cerca de 20 mudas devido ao grande porte das mudas que requer uma escavação com maior profundidade e diâmetro", acrescenta Fernanda. Estão sendo plantadas espécies como o ipê, chuva de ouro, resendá, algodoeiro da praia, araçá, abacate, sapoti e canafístula."A finalidade é diversificar as espécies", coloca.
Para o plantio também está sendo o adubo orgânico proveniente da compostagem, que tem múltiplas importâncias para o crescimento saudável das mudas. "Com a utilização da compostagem o lixo deixa de ser lixo. O adubo orgânico provoca uma redução da utilização do adubo químico. Essa iniciativa visa contribuir para o fechamento do ciclo natural que é o reaproveitamento daquilo que consideramos como lixo e que podemos utilizar de forma sustentável, como é o caso", enfatiza Fernanda.
Plantando Cidadania
O projeto Plantando Cidadania tem como objetivo arborizar as ruas e logradouros públicos de norte a sul da cidade. Em médio e longo prazo, a ação promoverá uma melhoria no microclima, além de diminuir a poluição sonora, purificar o ar, embelezar a cidade e garantir alimentação à fauna urbana. As mudas são produzidas no horto da Emsurb, localizado no Parque da Sementeira.