Reunião trata de demandas do movimento negro

Agência Aracaju de Notícias
06/09/2011 11h29
Início > Noticias > 47267

A Coordenadoria de Promoção à Igualdade Racial (Copir) promove nesta quinta-feira, 8, às 19h, uma reunião com lideranças dos movimentos afro-religiosos, negro e afro-cultural. Na pauta, a discussão de demandas históricas do movimento negro e a relação dessas organizações com o poder público. O encontro ocorre no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), localizado na rua Carlos Correia, bairro Siqueira Campos.

Florival de Souza Filho, coordenador da Copir, explica que esse é o sexto de um ciclo de debates sobre o tema. Além do secretário de Participação Popular Rômulo Rodrigues, a reunião contará com a presença da antropóloga Marta Sales e de um representante da Ordem dos Advogados do Brasil secção Sergipe (OAB/SE), além de representantes do movimento afro LGBT. “Nossa intenção é discutir, ainda, o estreitamento da relação com a Prefeitura e resgatar a relação entre o poder público, a sociedade civil e a população negra”, revela.

Inclusão

Dentre essas demandas estão, de acordo com Filho, o reconhecimento, o respeito, a inclusão social e maior inserção dos negros nos espaços do poder. Por outro lado, ele reconhece que já há muitos avanços na questão. “Além das iniciativas anteriores no âmbito do governo estadual, em 2011 o prefeito Edvaldo Nogueira, em um gesto de coragem, criou a Coordenação de Promoção à Igualdade Racial. Agora, os laços de empatia entre os movimentos começam a se fortalecer”, comemora.