Biblioteca comemora Independência do Brasil

Funcaju
06/09/2011 15h27
Início > Notícias > Biblioteca comemora Independência do Brasil

Na manhã desta terça-feira, 6, o tema do projeto ‘Hora do Conto', realizado pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), através da Biblioteca Municipal Ivone de Menezes, foi a Independência do Brasil. Cantando o Hino Nacional e ouvindo histórias, alunos da Escola Estadual Francisco Portugal puderam conhecer de forma lúdica um pouco mais sobre o Brasil.

Para a professora da turma, Conceição Cavalcanti, ver o despertar da curiosidade das crianças incentiva o seu trabalho. "É bem enriquecedora essa parceria que a gente faz com a biblioteca, acrescenta muito no aprendizado deles. Os recursos da escola se complementam com os da instituição. Aqui, eles fazem pesquisa, ouvem histórias e assistem a filmes. Isso é gratificante e a gente percebe o reflexo de todas essas atividades no desenvolvimento deles", conta.

Toda essa brincadeira também agrada aos funcionários da biblioteca. De acordo com Genilma Santos, contadora de histórias da instituição, esse projeto é muito bem recebido pelos estudantes que frequentam o local. "É muito prazeroso transmitir conhecimento e contar histórias. Sem dúvida, é uma forma de incentivar as crianças à leitura. Hoje, em especial, vamos mostrar como a Independência do Brasil foi importante para nosso povo", completa.

O Projeto

O projeto ‘Hora do Conto' acontece todas as terças-feiras, nos horários da manhã e tarde. Hoje, especificamente, as histórias contadas abordaram temas relacionados ao 7 de Setembro. Segundo a diretora da biblioteca, Maria José Lima, o tema trabalhado desperta o patriotismo nos jovens. "As crianças de hoje precisam assimilar melhor o significado da Independência do Brasil, é uma data muito importante na vida de todos os brasileiros. Trabalhar essa temática e aguçar o conhecimento é dever nosso", explica.

Para a estudante Kauanny Maria, que falou sobre o que aprendeu na contação de histórias desta terça-feira, a biblioteca é um local que gosta de frequentar. "Nós éramos colônia de Portugal, que já eram ricos e queriam mais. É muito legal vir aqui, porque a gente ouve histórias com aventuras e fantasias. Tem um monte de personagens", conta a jovem.  

A Biblioteca Ivone de Menezes está localizada na Praça Major Edeltrudes Teles, S/N, Conjunto Augusto Franco, no bairro Farolândia, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h.  Para mais informações, o telefone de contato é (79) 3179-6411.