SMS combate a dengue na Zona Norte

Saúde
09/09/2011 16h49
Início > Notícias > SMS combate a dengue na Zona Norte

Durante esta sexta-feira, 9, agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizam força-tarefa contra o mosquito Aedes aegypti nos bairros 18 do Forte e Cidade Nova, zona Norte da capital. Juntamente com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e com a Brigada Estadual Itinerante de Combate à Dengue, a ação, que acontece até o sábado, 10, pretende visitar 1.500 imóveis para intensificar o combate ao mosquito transmissor da dengue.

Os agentes de endemias se dividiram pelas ruas do bairro 18 do Forte para realizar o trabalho de eliminação dos focos da dengue e também a conscientização com os moradores. O supervisor geral da área, Jéferson Santana, explica que ao chegar ao imóvel o agente realiza a vistoria completa dos locais que podem acumular água.

"Quando encontramos alguma suspeita, eliminamos os locais propícios, colocando as bocas das garrafas plásticas para baixo, por exemplo, ou mesmo destruindo recipientes descartáveis. Quando não podemos destruir o local, como tambores de água e lavanderias, inserimos o larvicida e lavamos as paredes do reservatório, pois é ali que o ovo do mosquito fica preso", afirma o supervisor.

Jéferson relata que o principal problema ainda encontrado no bairro vem das lavanderias, onde os moradores armazenam água e não vedam o local e nem limpam de maneira correta. "Apesar de sermos bem recebidos, o que queremos de fato é que as pessoas se conscientizem dos cuidados no armazenamento da água e que o façam de maneira correta, tampando por completo o reservatório", lembra o supervisor, lembrando que as pessoas com suspeita da doença devem procurar, o mais rápido possível, uma Unidade de Saúde da Família (USF) para realizar os exames necessários.

Emsurb

A Emsurb trabalha junto à SMS no combate à dengue desde 2008, ano de criação da força-tarefa nos bairros de Aracaju. O cabo de turma da Emsurb, Deivison Nascimento, explica que a parceria consiste na limpeza dos locais públicos mais propícios ao desenvolvimento do mosquito.

"O que mais encontramos pelos bairros da cidade são os terrenos baldios cheios de lixo. O que falta é a conscientização ambiental do morador em não jogar lixo em local indevido e sim de aguardar que o caminhão recolha. Quanto ao dono do terreno, fica a responsabilidade de cercar a propriedade", explica. Denúncias sobre terrenos abandonados podem ser feitas através do telefone (79) 3179-1685.

Colaboração

Já no bairro Cidade Nova, os agentes da SMS contaram com a participação da Brigada Estadual. No trabalho de eliminação dos ovos do mosquito, foram encontrados alguns focos da doença na casa do aposentado Manoel Messias, que se mostrou surpreso e aliviado pela presença dos agentes.

"Apesar deles sempre visitarem a minha casa, por um descuido deixei de observar o reservatório de água da minha tartaruga e a minha caixa d'água, por isso foram encontradas essas larvas. Mas agora vou ficar mais alerta e limpar os objetos que acumulam água. Graças a essa ação estou mais protegido", afirma o aposentado.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, o combate à dengue é um trabalho contínuo e de responsabilidade de todos. "Quando políticas públicas e cidadãos trabalham juntos, conseguimos diminuir o risco da doença. As pessoas devem manter as casas livres de criadouros. A comunidade deve seguir as orientações dos agentes entre uma visita e outra e não se descuidar nunca", orienta o secretário, ressaltando que a divulgação do 5º Índice de Levantamento Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) acontecerá na próxima semana.