Os trabalhadores formados pelos cursos de qualificação promovidos pela Prefeitura Municipal de Aracaju têm agora mais uma oportunidade de sucesso no campo profissional. A partir da parceria fechada entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e a Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) todos eles serão inseridos no cadastro de emprego do Núcleo de Apoio ao Trabalhador (NAT).
A iniciativa da Coordenadoria de Programas e Projetos Complementares da Semasc deve gerar excelentes frutos, segundo expectativa do secretário de Estado do Trabalho, Marcelo Henrique da Silva Freitas. "Acredito que mais de 70% dos formados serão inseridos no mercado de trabalho imediatamente, uma vez que todos estão cadastrados no Sistema Mais Emprego, de forma que tão logo os cursos sejam concluídos eles serão encaminhados às empresas para seleção", opinou.
Estão cadastrados no ‘Sistema Mais Emprego' do NAT, todos os formandos dos cursos em andamento dos Programas Setorial de Qualificação Profissional (Planseq) e Inclusão Produtiva, ambos executados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. O primeiro é voltado para os beneficiários do Bolsa Família.
Combate às desigualdades
A parceria entre Semasc e Setrab é vista por Marcelo Henrique Freitas como um benefício de grande valor social. "Através dos cursos estamos inserindo pessoas que estavam fora do mercado de trabalho por falta de qualificação e treinamento. Isso é muito importante no combate às desigualdades sociais", completou.
Para o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, essa parceria vem culminar o esforço que o prefeito Edvaldo Nogueira vem empreendendo para combater o desemprego e a pobreza extrema na capital sergipana. "Inserir-los no mercado de trabalho representa a conclusão de um processo que vem oferecendo resultados gratificantes. Os profissionais qualificados em nossos cursos que já tiveram a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho têm apresentado desempenho muito eficiente", disse Bosco Rolemberg.
Planseq
Os cursos que irão compor a terceira etapa do Plansec foram definidos na manhã desta sexta-feira, em reunião que contou com a participação do secretário de Estado do Trabalho, Marcelo Freitas e equipe técnica da casa, a coordenadora de Programas e Projetos Complementares da Semasc, Telma Vieira e representantes do Senai.
Na reunião também ficaram definidas as modalidades e as áreas de realização dos cursos: eletricista (quatro turmas), pintor predial, pedreiro e reparador predial (uma espécie de supervisor de obra), a serem ministrados nas Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Risoleta Neves, Terezinha Meira, Coqueiral e Gonçalo Rollemberg Leite. Esta terceira etapa do Planseq deve ter início no dia três de outubro próximo.