Alunos de Ribeirópolis visitam a CCTECA

Agência Aracaju de Notícias
09/09/2011 16h50
Início > Noticias > 47329

Dois anos e quatro meses depois de sua inauguração, a Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA) tem se firmado, em todo o estado, como um das maiores ferramentas para a construção do conhecimento. Entre os 38.500 visitantes que já passaram pelo espaço, destacam-se as constantes excursões escolares. Na tarde desta sexta-feira, 9, por exemplo, mais de cinquenta alunos do interior tiveram a oportunidade de conhecer o local, e manusear seus 82 experimentos interativos.

Participaram da visita guiada os estudantes do sétimo, oitavo e nono anos do Colégio Municipal Leniza Menezes de Jesus, localizado no município de Ribeirópolis. Seis professores acompanharam as turmas, que durante a manhã também visitaram o Projeto Tamar, em Pirambu e o Centro de Morfologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O objetivo por trás das visitas, segundo os professores, era dar a chance aos seus alunos de atestar a realidade prática dos assuntos estudados ao longo de todo o período letivo.

Para Jeane Dias, professora de matemática, a CCTECA alia o conhecimento à diversão e, por isso, o interesse dos alunos é tomado de imediato. "Hoje a eficiência do ensino está atrelada ao uso de uma série de recursos diferenciados e, por isso, nós precisamos estar sempre pensando em novas maneiras de acrescentar dinamismo aos assuntos abordados em sala", explica a educadora. Com uma série de atrações espalhadas pelas salas de eletricidade e magnetismo, ótica, mecânica e informática, a Casa de Ciência e Tecnologia tem sido um instrumento ímpar para o sistema de ensino, tanto da capital como das cidades do interior.

"Eu visitei a CCTECA em abril deste ano e fiquei encantada com as possibilidades que ela abre para exemplificar uma série de temas abordados em sala de aula. Desde então, venho trabalhando para que esta excursão aconteça", conta Simone Santana, professora de Ciências Biológicas do colégio de Ribeirópolis. "Os alunos gostaram muito do acervo e ficaram maravilhados com os experimentos. Além de ajudar na assimilação de diversos conteúdos que já foram abordados, tenho certeza que o aprendizado de novos conhecimentos ficará mais fácil para os meninos, uma vez que eles já tem a noção de como a teoria se demonstra na prática", conclui Simone.

Visitação

"A gente sabe das deficiências que muitas escolas têm quanto a viabilidade de laboratórios. Para elas, a Casa acaba sendo a grande chance de se ter acesso a instrumentos para o ensino de princípios, especialmente da física, química e astronomia", afirma o diretor da unidade, Augusto César. "Os nossos instrumentos também despertam o interesse das pessoas em geral e, por isso, a visitação à CCTECA tem crescido bastante. A gente tem notado, inclusive, que um número cada vez maior de turistas de todo o Brasil e até mesmo de outros países, tem nos visitado", conta.

Além das salas de experimentação, onde estão, entre outros, o Girotec (simulador da ausência de gravidade) e o gerador de Van Der Graaf (acelerador de elétrons que promove a eletrização do corpo que o toca), a Casa de Ciência e Tecnologia também conta o Planetário. Segundo Augusto César, no espaço, onde o visitante participa de simulação de passeio entre os planetas, uma novidade está sendo implantada. "Além dos três vídeos que nós apresentamos normalmente, o Planetário passa a contar também com sessões comentadas, das quais os nossos monitores participam. Eles vão guiando o público e fornecendo informações sobre as características físicas e químicas de cada um dos planetas que fazem parte do passeio", anuncia o diretor.

CCTECA


A Casa de Ciência e Tecnologia é um projeto piloto da Prefeitura de Aracaju, financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e mantido pela Semed. Professores e estudantes da rede pública e particular de ensino utilizam o espaço, onde podem realizar vários experimentos nas diferentes áreas do conhecimento.

Os interessados podem se dirigir ao local das terças às sextas-feiras, entre às 9h e 12h, bem como das 14h às 17h, sendo que neste último intervalo de tempo o público também pode se dirigir à Casa aos sábados e domingos. Os colégios interessados devem agendar suas visitas. Mais informações através do telefone (79) 3217-3370.