Saúde realiza mais um mutirão de exames

Saúde
09/09/2011 17h36
Início > Notícias > Saúde realiza mais um mutirão de exames

Reduzir a fila de espera por exames, atendendo à demanda reprimida, é uma das prioridades da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Nesta sexta-feira, dia 9, a SMS realizou 200 exames de mapeamento de retina. O atendimento foi feito em parceria com a Sociedade Sergipana de Oftalmologia, no Centro de Especialidades Médicas (Cemar) do Augusto Franco.

O secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, conta que cerca de 200 pacientes foram beneficiados e que essa ação é uma continuidade aos mutirões. Ele destacou ainda que os pacientes de Aracaju já saíram do mutirão com o retorno aos especialistas marcado para apresentação do resultado do exame.

"Muitos pessoas que já aguardavam pelo exame compareceram a mais essa etapa. Durante toda a tarde os médicos oftalmologistas se revezaram no atendimento. Essa é uma ação estratégica, pois não só atende demandas reprimidas, como ajuda a fortalecer o compromisso com o usuário do SUS que merece o melhor", afirma o secretário. 

A gerente do Cemar Augusto Franco, Mariana Aragão, explica que este não foi um mutirão aberto para qualquer cidadão. "Os exames foram pré-agendados. São pacientes que já aguardam na fila de espera e a meta é acabar com essa fila", explica Mariana.

Fabio Ribas, presidente da Sociedade de Oftalmologia, destaca a importância do exame de mapeamento de retina.  Ele conta que o médico oftalmologista deve ser procurado perodicamente, pois grande parte das doenças da visão são silenciosas e difíceis de serem percebidas.

"Com mapeamento da retina, podemos diagnosticar enfermidades como Retinopatia Diabética, Retinopatia Hipertensiva e Degeneração Macular. E a partir da avaliação do estado de saúde do paciente, fica mais fácil decidir a melhor forma de tratá-lo, seja com o acompanhamento clínico, um tratamento a laser ou, nos casos mais graves, uma intervenção cirúrgica", explica.

Mobilização

Para muitos usuários, a mobilização foi uma excelente solução articulada pela Secretaria Municipal de Saúde e Sociedade Sergipana de Oftalmologia. A dona de casa Maria da Conceição conta que é míope e, durante um exame oftalmológico para trocar o grau dos óculos, descobriu que precisava fazer o exame de mapeamento de retina.

"O mutirão foi uma ótima alternativa. Eu estava aguardando há alguns meses a realização desse exame. Hoje, em poucos minutos após a minha chegada, o médico me examinou e explicou que em breve devo passar por uma cirurgia. Achei o atendimento excelente e torço para que momentos como esse continuem acontecendo", disse.

Para o agricultor Antônio Santos, a ação veio em boa hora.  Ele conta que tem problemas na visão causados pela Catarata e precisava do serviço para ser encaminhado para tratamento médico. "Assim que cheguei, as atendentes me encaminharam para um médico e colocaram o colírio em mim para que o exame pudesse ser feito. O médico foi muito atencioso e me orientou sobre vários cuidados. Achei essa mobilização muito proveitosa. No meu caso facilitou bastante o acesso ao serviço", conta o agricultor.

Mutirões

No último dia 27 de agosto, a SMS realizou o primeiro Mutirão de Oftalmologia, também no Cemar Augusto Franco. Na ocasião, além das 200 consultas, os pacientes fizeram exames para detectar glaucoma, mapeamento de retina e curva tensional.

Essas consultas e exames foram pré-agendados e o atendimento direcionado aos pacientes que estavam na fila de espera por essas consultas e exames das Unidades de Saúde da Família (USF) do Pólo 1. Isso inclui os usuários das seguintes Unidades:  USF Antônio Alves, USF Augusto César Leite, USF Augusto Franco, USF João Bezerra, USF Niceu Dantas, USF Santa Terezinha, USF Osvaldo Leite, USF Elizabete Pita, USF Celso Daniel, USF Geraldo Magela e USF Humberto Mourão.

Regularização

O mutirão de Oftalmologia será dividido em quatro edições para contemplar os quatro pólos de Aracaju e deve atender a 800 usuários do SUS. Além da intensificação na realização de exames e consultas com oftalmologistas, o secretário municipal de saúde lançou, em abril deste ano, o Mutirão de Exames.

"Com o mutirão, exames de média e alta complexidade como tomografia, ressonância, ecocardiogramas, ultrassonografia, entre outros que estavam em atraso estão sendo realizados. Pelo menos 500 já foram agendados e outros 500 já estão sendo agendados. Paralelo a isso, estão as consultas e os exames de oftalmologia e nas próximas mobilizações planejamos atender outras demandas reprimidas. Com o apoio do prefeito Edvaldo Nogueira, a meta é regularizar a prestação de serviço ao usuário do SUS em Aracaju", conclui Silvio Santos.